[23 de October de 2014]

Este artigo é o resultado mais recente do projeto de pesquisa “A internet e as transformações no mundo do trabalho jornalístico: o caso do Infoglobo”. Trata-se de uma análise das mudanças inauguradas pelo jornal O Globo em março de 2014, com a imposição de uma nova rotina que privilegia o jornalismo on line e antecipa o horário de chegada à redação, estendendo a jornada. O artigo discute as contradições, incertezas e perspectivas desse processo, com ênfase nas condições de trabalho e produção da notícia. (Sylvia Debossan Moretzsohn)
Ler mais…

Imagem

CJ na TV

Emissão de 14 de Janeiro, de 2009

Video

Sede do Clube de Jornalistas, Rua das Trinas

Audio

Podcast CJ Online

Brevemente!

Opinião »

Cinco previsões sobre o futuro dos jornais
[1 de November de 2014]

Nada de apocalipse, nada de assustar o mercado e os leitores. Os jornais em papel têm vida longa, desde que entendam que os tempos mudaram e que não se deve mais pensar como no século passado. (Eduardo Tessler)
Ler mais…

Opinião »

Não é jornalismo
[1 de November de 2014]

A matéria de capa que Veja chama como reportagem, chamo, sem receio, de atentado ao jornalismo, aos manuais e regras da prática profissional. Prática essa que sempre prezou a apuração criteriosa dos fatos ou denúncias por meio da consulta incansável a fontes testemunhais, documentais, analíticas. (Melissa Bergonsi)
Ler mais…

Opinião »

Estratégias de fuga à crítica
[1 de November de 2014]

Considerados como manifestação do público leitor atual, os comentários parecem servir a uma variedade de funções que ainda caberia bem delinear. Nos blogs, contudo, que abrigam boa parte da opinião política, percebe-se um estreitamento, quase uma especialização do comentário como contraponto ofensivo, que vai desde a mera descarga agressiva mais virulenta até a recuperação das funções de catarse numa relação que guarda traços da confissão. (Bajonas Teixeira de Brito Junior)
Ler mais…

Notícias »

Rogério Gomes sucede a Afonso Camões na liderança da Lusa
[1 de November de 2014]

O vice-presidente da Lusa Rogério Gomes assumiu a gestão da agência noticiosa, substituindo Afonso Camões, que até agora foi o presidente do conselho de administração da empresa.
Ler mais…

Opinião »

As libélulas e o estado da Nação
[1 de November de 2014]

Passei a semana a ver os nossos governantes vestidos com a farda da Mota Engil; passei a semana a aturar o Portas a saracotear-se no México com uma corte de jornalistas com a viagem paga para lhe darem espaço televisivo todos os dias, primeiro ia almoçar com o Carlos Slim (soam as trombetas), depois o Slim não apareceu (flautim); passei a semana a ouvir o ministro da Economia a elogiar uma subida de Portugal num ranking em que afinal desceu; passei a semana a ouvir mentiras sobre o Orçamento do Estado, a ouvir mentiras sobre o BES, a ouvir mentiras sobre as previsões económicas, tão ficcionais como a fada dos dentinhos. (José Pacheco Pereira)

Ler mais…

Opinião »

Independência científica ou “bom nome”?
[31 de October de 2014]

O seu acto é injustificável e não é por eufemisticamente chamar-lhe “gestão de conteúdos” – e não censura – que deixará de o ser. Ele é director do Instituto que é proprietário da revista, não é o director da revista. Estivesse no lugar do director da revista, o meu colega João Pina-Cabral, e poderia optar por publicar ou não publicar o ensaio visual em questão. Mas não está e a separação entre o conselho de gestão do ICS e a direcção da revista é fundamental para a credibilidade académica de ambos. (José Neves, Director-adjunto cessante da “Análise Social”)
Ler mais…

Opinião »

Jornalistas e preguiçosos
[31 de October de 2014]

Eça não tem razão! O primeiro-ministro não quer só o louvor da imprensa. Exige o acordo da imprensa. Se o jornal não louva e concorda, é preguiçoso. Patético. (Alberto Pinto Nogueira)
Ler mais…

Notícias »

Relação confirma condenação do jornal “Sol” ao pagamento de 30 mil euros a Pinto Monteiro
[31 de October de 2014]

O Tribunal da Relação de Lisboa deu razão ao ex-Procurador-Geral da República, Pinto Monteiro, confirmando a sentença que condena o jornal “Sol” e o director José António Saraiva ao pagamento de 30 mil euros por danos morais.
Ler mais…

Notícias »

França: “Valeurs actuelles” embebido na espionagem
[30 de October de 2014]

“Libération” revela os fundos salobros da cacha do semanário reaccionário sobre dois jornalistas do “Monde”-
Ler mais…

Notícias »

Quota de mercado do “Correio da Manhã” sobe para 56,6%
[30 de October de 2014]

Nos primeiros oito meses do ano, o “Correio da Manhã” voltou a reforçar a liderança entre os diários generalistas, alcançando uma quota de mercado de 56,6%. Isto significa uma subida de 1,6 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2013, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragem e Circulação.
Ler mais…