Home » Notícias

Partidos demarcam-se do pedido do Presidente da República para financiar os media

20 de Janeiro de 2024


Os representantes dos diversos partidos não acolheram a proposta que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deixou no fim do primeiro dia do 5.º Congresso dos Jornalistas, desafiando a classe política a criar um pacto de regime para salvar o jornalismo.

Num longo debate moderado por Judith Menezes e Sousa, os líderes partidários debateram o financiamento dos media e o papel do estado nesta matéria, bem como a aquisição da participação que o Grupo Global Media  detém na Lusa por parte do Estado.

Eurico Brilhante Dias, do Partido Socialista (PS) considerou o financiamento a opção prioritária, caso a liberdade editorial seja garantida. Afirmou, ainda, a inclusão deste tópico no programa eleitoral do seu partido. Quanto ao tema da Lusa, lamenta não se ter resolvido a questão mais cedo, rematando a responsabilidade do atraso para o Partido Social Democrata (PSD). Diz ser um assunto prioritário a ser resolvido num futuro próximo.

Sobre o financiamento, Joaquim Miranda Sarmento, do PSD, não descartou a hipótese de intervenção do Estado, avançando, porém, que esta não seria para o seu partido a alternativa desejada. No tópico da Agência Lusa, o líder parlamentar do PSD mostrou-se relutante quanto à intervenção pretendida pelo Governo, apresentando como pontos relevantes a serem esclarecidos a governação da Lusa na eventualidade da nacionalização e a incapacidade da ERC – Entidade Reguladora da Comunicação de identificar o beneficiário final da agência.

Frontalmente contra o financiamento direto aos meios de comunicação, manifestou-se Rodrigo Saraiva, da Iniciativa Liberal (IL). Admite apenas essa exceção para a Agência Lusa, defendendo que  financiar diretamente os outros órgãos de comunicação social prejudicaria a independência e liberdade dos jornais. Quanto à possibilidade de colocar o serviço da Agência Lusa gratuito, alertou para os “efeitos perversos” do acesso grátis à informação, entre os quais, alguns jornais deixarem de enviar repórteres a alguns eventos.

A representar o Partido Comunista Português (PCP), Paula Santos considera que as condições de trabalho e os direitos dos jornalistas devem ser a prioridade. Apesar de não considerar que a “solução de atribuir financiamento público a grupos económicos da comunicação social” seja a ideal, defende que “deve haver um reforço do financiamento no serviço público da rádio e televisão e na Agência Lusa”.

Já Pedro Filipe Soares, do Bloco de Esquerda (BE) salienta que a intervenção estatal é imprescindível, considerando que “sendo o jornalismo importante para a informação e sendo a informação essencial para uma democracia, o Estado não se pode demitir dessa obrigação”.

Em pré-campanha eleitoral, os representantes dos diversos partidos com assento parlamentar (com exceção de Pedro Pinto do Chega que não compareceu devido a compromissos de agenda) optaram por dar poucas garantias do futuro e resguardaram-se dos temas na ordem do dia.

Por: José Carlos Silva| IP Bragança / Miguel Moreira | UTAD / Sofia Sousa | UTAD
Fotografia: Diana Cunha | Universidade Lusófona

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.