Arquivo de Notícias

Contratações na TVI preocupam ex-ministro do PSD
Arquivado em Notícias no dia 8 de Agosto de 2020

Dos lados do PSD continuam a surgir críticas às contratações na TVI e ao processo de alteração accionista da Media Capital. Desta vez foi Poiares Maduro, ex-ministro de Passos Coelho, que também criticou a ERC, organismo que é uma produção conjunta do PSD e do PS. Ler mais…


Princípios chave nos media
Arquivado em Notícias no dia 8 de Agosto de 2020

Os media, para exercerem a sua função de informar e educar, regem-se por princípios básicos que os convertem num veículo para a transmissão dos factos, das ideias e das opiniões; são, além disso, instrumentos que servem à comunidade para questionar, investigar e denunciar os abusos do poder político, económico, militar e religioso. (Claudia Patricia Acosta […]


França: Diálogo social em “L’Equipe” está em ponto morto
Arquivado em Notícias no dia 6 de Agosto de 2020

As organizações sociais recusaram o acordo de desempenho colectivo proposto pela direcção. O diário desportivo prepara-se para um outono social complicado. Ler mais…


Jornalismo pós-pandemia: mais precarização menos expectativas
Arquivado em Notícias no dia 5 de Agosto de 2020

Estudo sobre os Efeitos da Declaração do Estado de Emergência no Jornalismo no Contexto da Pandemia Covid-19, que alia Universidade de Minho, Coimbra e Lisboa, põe a nu a crescente precarização da profissão e crise nos media. Um resumo de Ana Cristina Pereira no “Público”.


Jornalismo: Uma provocação inadiável
Arquivado em Notícias no dia 5 de Agosto de 2020

O texto a seguir não segue o padrão acadêmico, mas tampouco é um artigo jornalístico tradicional. Ele é acima de tudo uma provocação para que tanto acadêmicos como jornalistas profissionais superem o divórcio que os divide, tendo em vista a dimensão das mudanças que ainda estão por ocorrer na comunicação e na informação. Os profissionais […]


Brasil: Sete das dez imagens mais partilhadas no WhatsApp durante a pandemia são falsas
Arquivado em Notícias no dia 5 de Agosto de 2020

E 60% delas relacionavam a pandemia com uma conspiração chinesa; leia o levantamento inédito das cem imagens mais populares em 522 grupos. Ler mais…


Seis centenas de ataques contra jornalistas na América Latina
Arquivado em Notícias no dia 5 de Agosto de 2020

Entre janeiro e junho deste ano houve, na América Latina, uma média de cem ataques por mês . No total foram 630, segundo um relatório do projecto Voces del Sur, que analisou acções contra jornalistas e a liberdade de expressão em 11 países. Ler mais…


EUA: Jornalistas do Wall Street Journal querem maior distinção entre notícias e opiniões
Arquivado em Notícias no dia 5 de Agosto de 2020

Mais de 280 profissionais do “Wall Street Journal” assinaram um documento em que pedem à direcção para tornar mais clara a diferença entre notícias e textos de opinião. Segundo os jornalistas, possíveis desinformações em textos de colunistas podem levar a uma falta de confiança dos leitores, que transmitiriam isso ao jornal como um todo, afectando […]


Espanha: Investimento publicitário cai 27,9% no primeiro semestre
Arquivado em Notícias no dia 4 de Agosto de 2020

Nos seis primeiros meses do ano, o investmento publicitário diminuiu 27,9% face ao período equivalente do ano anterior. O meio Digital ocupa a primeira posição na distribuição de publicidade, seguido da Televisão e da Rádio. Em último lugar estão os Diários, cuja quota de publicidade diminuiu 40,6 %. Ler mais…


Meios digitais brasileiros inovam em formatos, conteúdos e modelos de negócios
Arquivado em Notícias no dia 3 de Agosto de 2020

A organização de imprensa WAN-IFRA reconheceu JOTA e Nexo em 2018 como, respectivamente, a melhor startup digital de notícias e o melhor sítio de notícias da América Latina. Esses meios fazem parte de um projecto iniciado há três anos e a sua evolução foi objecto de debate, há uma semana, num painel do Colóquio Iberoamericano de Jornalismo Digital, […]