Arquivo de Notícias

Redes sociais e jornalismo: reduzindo riscos e adquirindo audiência
Arquivado em Notícias no dia 1 de Julho de 2020

O Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro promove, a partir de 14 de julho, um curso em linha totalmente gratuito sobre o modo como os jornalistas podem fazer um uso saudável das redes sociais. O curso, que terá a duração de quatro dias, capacitará os jornalistas a usarem as redes sociais a […]


Estudo revela que 23% dos jornalistas tiveram alterações no salário durante estado de emergência
Arquivado em Notícias no dia 1 de Julho de 2020

O estudo “Efeitos do estado de emergência no Jornalismo”, cujos resultados preliminares foram divulgados ontem, revela que 23% dos jornalistas tiveram o salário alterado e 15,5% viram a sua situação laboral modificada durante o estado de emergência decretado devido à pandemia de covid-19. Ler mais…


Conselho Deontológico renova regulamento com 12 anos
Arquivado em Notícias no dia 1 de Julho de 2020

O Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas aprovou alterações significativas ao seu regulamento, que estava em vigor desde 2008. Além de o adaptar à realidade da comunicação digital e à distância, a nova versão do regulamento introduz uma série de alterações que visam a dar mais garantias e transparência à actuação deste órgão. Ler mais…


Abertas as candidaturas à 4.ª edição do Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa
Arquivado em Notícias no dia 1 de Julho de 2020

A 4.ª edição do Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa está a receber candidaturas até 30 de julho. Os trabalhos a concurso devem ter sido publicados ou difundidos pela primeira vez entre 1 e janeiro de 2019 e 30 de julho de 2020. Ler mais…


O triunvirato que influencia os governos dos EUA, Rússia e Brasil
Arquivado em Notícias no dia 1 de Julho de 2020

Segundo Benjamin Teitelbaum, da Universidade do Colorado, Olavo de Carvalho, no Brasil, Aleksandr Dugin, na Rússia, e Steve Bannon, nos EUA, são adeptos do tradicionalismo, “a completa rejeição política, ideológica e espiritual do status quo”. Ler mais…


Como cobrir a extrema-direita
Arquivado em Notícias no dia 30 de Junho de 2020

A extrema-direita cresceu 10% em votos nas últimas eleições europeias. Um aumento inferior às previsões, mas ainda assim prevaleceu como principal força no Reino Unido, França, Itália e Polónia. Além disso, na Hungria, a formação do primeiro-ministro Víktor Órban ganhou com 52% dos votos. Ler mais…


ERC recorda que direito de acesso à informação está consagrado no estado de emergência
Arquivado em Notícias no dia 30 de Junho de 2020

A ERC recordou que o direito de acesso à informação foi consagrado nos diplomas que estabeleceram o estado de emergência, face a algumas exposições que apontavam casos de restrições. Ler mais…


A estratégia da China para influenciar os media em todo o mundo
Arquivado em Documentos, Notícias no dia 28 de Junho de 2020

A sofisticada e sistemática estratégia da China para se integrar na paisagem informativa global e construir o seu discurso de poder além fronteiras é um dos pontos chave de um novo relatório lançado neste sábado pela Federação internacional de jornalistas. Ler mais… » IFJ Report 2020 – The China Story (Relatório em PDF)


+25 Perspectivas do Ciberjornalismo
Arquivado em Documentos, Notícias no dia 28 de Junho de 2020

Há 25 anos, o ciberjornalismo trazia consigo a promessa de uma informação melhor e diversa, onde o usuário era quem decidia que informação consumir e partilhar. Actualmente, os meios que podem ser observados estão trabalhando na organização, gestão e tratamento da informação, com olhares a contemplar conteúdos que respondam às necessidades dos usuários e aproveitar as […]


Para onde vai o jornalismo?
Arquivado em Notícias no dia 28 de Junho de 2020

Um aumento das assinaturas, maior preocupação com o problema da desinformação e um crescimento do consumo de notícias através de plataformas digitais devido à pandemia são algumas das principais conclusões do relatório anual do Instituto Reuters. A Fundação Gabo promoveu um debate no Twitter sobre o conteúdo do relatório e divulgou as contribuições mais relevantes. […]