Home » CJ Online

CJ Online

O arranque, a partir de 28 de Outubro de 2004, do sítio do CJ na NET culmina a decisão, tomada pela direcção, por ocasião do 20º aniversário do Clube, de alargar o espaço de debate, reflexão e intervenção pública dos jornalistas sobre todas as questões relacionadas com o mundo da informação (escrita, radiofónica, televisiva e on-line) numa perspectiva não corporativa.

É este, aliás, o âmbito do programa televisivo semanal do Clube, iniciado em 11 de Janeiro de 2004, um fórum plural, empenhado na análise e discussão de temas que nos são caros, mas que preocupam e interessam, igualmente, ao conjunto da sociedade.

O nosso “web site” tem um conteúdo diversificado, decorrente da própria natureza do meio, com uma activa e vasta informação e opinião sobre os mais variados temas.

A nova plataforma do CJ Online

O Clube de Jornalistas acompanhou sempre, ao longo da sua existência, a evolução da tecnologia e tem estado sempre na primeira linha do debate dos temas cruciais para a profissão. Não surpreende, por isso, que a direcção do CJ tenha decidido substituir a plataforma do CJ Online, cujas limitações estavam a condicionar a intervenção do Clube na Internet.

O novo site, activado no início de Novembro de 2008, arrancou antes de o desenvolvimento estar completado, mas decidimos avançar com a nova plataforma porque, mesmo sem estar a 100%, tem vantagens acrescidas para os utilizadores.

Os textos noticiosos e de opinião estão organizados numa estrutura semelhante à dos blogues, o que facilita a consulta e a pesquisa cronológica. O menu de navegação rápida permite uma consulta directa ao histórico das categorias que contempla. A coluna da esquerda apresenta exclusivamente informação sobre as actividades do Clube de Jornalistas. Na coluna da direita, além do Registo, serão inseridos diversos módulos, com recurso, essencialmente, a ligações directas para os conteúdos. O módulo de imagens, video e audio dispensa explicações.

Chamamos também a atenção para a poderosa função de pesquisa (a prática é a melhor maneira de aprender a usá-la) e para a função de RSS, que há muito tempo pretendíamos implantar.

As vossas críticas e sugestões serão bem recebidas e ajudarão a optimizar o CJ Online.