Home » Estatuto Editorial

Estatuto Editorial

A revista “Jornalismo & Jornalistas”, editada pelo Clube de Jornalistas e também alojada no site clubedejornalistas.pt, rege-se, no exercício da sua atividade, pelo cumprimento rigoroso das normas éticas e deontológicas do jornalismo.

Defende o pluralismo de ideias, pautando-se pelo princípio de que os factos e as opiniões devem ser claramente separados.

É independente do poder político, do poder económico e de quaisquer grupos de pressão.

Tem como objetivos constituir-se como:

  • Estimulo a uma maior preocupação e consciencialização dos jornalistas acerca da prática da profissão e incentivo a que o trabalho quotidiano seja acompanhado e complementado por uma maior reflexão sobre essa prática e sobre o Jornalismo em geral – a sua identidade historicamente construída, a sua natureza, os seus fundamentos, as suas funções, os seus contextos, as suas implicações, o seu lugar na sociedade.
  • Contributo para o estudo e preparação por parte dos profissionais perante os novos desafios colocados ao Jornalismo e aos jornalistas nos dias de hoje e no futuro previsível, nomeadamente devido ao impacto das novas tecnologias, aos novos enquadramentos organizacionais e empresariais, às novas exigências éticas e deontológicas.
  • Estabelecimento de laços mais íntimos, e mutuamente vantajosos, entre o plano da prática profissional e os planos do ensino, da formação e da investigação, procurando diminuir o fosso que, com prejuízo para ambas as partes, tradicionalmente tem separado o mundo profissional do mundo académico.
  • Incentivo ao debate – entre jornalistas, mas também no plano da sociedade em geral – sobre o Jornalismo e as suas problemáticas e repercussões, contribuindo quer para um melhor conhecimento público e dignificação social da profissão e dos profissionais, com base na realidade e não em mitos, quer para o devido reconhecimento da importância do Jornalismo e da informação para a sociedade e para a democracia. A “Jornalismo & Jornalistas” não tem por vocação defender causas próprias, nem tomar par@do nos debates sobre o Jornalismo e a vida da classe, mas sim proporcionar um espaço onde seja possível recensear e levantar os problemas, aprofundar a reflexão, disponibilizar a informação, facilitar o diálogo – assim procurando ajudar à melhoria da qualidade do Jornalismo e dos jornalistas.

A “Jornalismo & Jornalistas” procura situar-se, tanto no que se refere aos temas como às formas de abordagem, num registo intermédio entre o tratamento próprio da imprensa diária ou semanal e o aprofundamento teórico característico das publicações académicas.

A “Jornalismo & Jornalistas” não é uma revista de noticias sobre a atualidade, ainda que tendo a preocupação de abordar temas atuais e mesmo polémicos. Não é uma revista de estudos e ensaios, ainda que cada número inclua textos desse @po. Análises de maior desenvolvimento e ambição coexistem com géneros jornalís@cos mais “leves”, num esforço de complementaridade susceKvel de proporcionar leituras diversificadas e um cumprimento adequado e atraente dos obje@vos referidos.

A “Jornalismo & Jornalistas” é, naturalmente, uma revista de jornalistas e essencialmente a eles dirigida. De todos esperamos críticas, sugestões e participação, sem as quais não alcançaremos os fins a que nos propomos.

Simultaneamente, e porque entendemos que o Jornalismo e os jornalistas não se devem fechar sobre si próprios – como se fosse possível ignorar a sua íntima ligação à sociedade, da qual são um reflexo, mas sobre a qual exercem influência –, procuraremos que a “Jornalismo & Jornalistas” seja também partilhada por outros profissionais da informação, professores, investigadores e estudantes. Por todos quantos, enfim, motivados ou não por razões de trabalho, se interessam por estas problemáticas e são sensíveis à sua crescente importância social.