Home » Revista

JJ #81

2 de Setembro de 2023

As implicações do crescimento do discurso de ódio no domínio do Jornalismo constituem o tema central da edição n.º 80 da revista Jornalismo & Jornalistas. O fenómeno é analisado, numa perspetiva abrangente, por Marisa Torres da Silva, enquanto Paulo Martins chama a atenção para as situações em que os profissionais são diretamente atingidos e duas jovens estudantes abordam uma investigação realizada em Portugal.

Esta edição, que assinala o 40.º aniversário da fundação do Clube de Jornalistas – aproveitando para homenagear Ribeiro Cardoso, um dos seus dirigentes mais ativos, falecido este ano – integra outra efeméride, o bicentenário do nascimento de Henriques Nogueira, invocado por Álvaro Costa de Matos.

Em entrevista, Vítor Serpa, o jornalista mais longevo como diretor de um órgão de comunicação, pronuncia-se sobre as mudanças em curso no Jornalismo e fala da sua experiência, também enquanto escritor.

José Carlos Pratas apresenta uma seleção de fotografias da sua longa carreira. A secção “Um dia na redação” propõe-se “contar o Alentejo a partir de Portalegre”. Gonçalo Pereira Rosa recorda o episódio da edição do Primeiro de Janeiro lançada em 1987 pela administração, nas costas da diretora, Agustina Bessa-Luís. Para não perder de vista a atualidade, este número integra ainda artigos sobre o novo contrato coletivo da Imprensa, assinado pelo Sindicato, o prémio Jornalismo em Saúde, o I Congresso dos Jornalistas dos Açores e o percurso de Fernando Valdez, também desaparecido recentemente.