Arquivo de Opinião

Como os media levam a extrema-direita ao colo
Arquivado em Opinião no dia 16 de Janeiro de 2021

Acabados os debates em pares para as presidenciais, ficou claro que a agenda dos media é dar palco à extrema-direita sem contraditório. (Raquel Ribeiro) Ler mais…


EUA: Redes sociais e o sufoco da liberdade de expressão
Arquivado em Opinião no dia 16 de Janeiro de 2021

Enquanto os media dominantes estão focados, com razão, no segundo impeachment do presidente Trump e no ataque ao Capitólio, os media de direita estão obcecados com a “liberdade de expressão”. (Daryl Cagle) Ler mais…


Salvando o jornalismo – uma visão do mundo pós-Covid
Arquivado em Opinião no dia 16 de Janeiro de 2021

A urgência das dificuldades financeiras que afectaram o jornalismo em 2020 levou organizações em todo o mundo a apresentarem soluções criativas. No nosso novo relatório Saving Journalism: A Vision for the Post-Covid World mapeamos novas ideias dos Estados Unidos, África do Sul, Dinamarca e Singapura, entre outros. (Kylie Lan Tumiatti e Anya Schiffrin) Ler mais…


Os horizontes de uma ambição
Arquivado em Opinião no dia 15 de Janeiro de 2021

Detida pelo Estado e um grupo privado, a situação da agência Lusa é pouco favorável à sua desejável expansão… (Nobre-Correia) Ler mais…


Se estivéssemos numa guerra…
Arquivado em Opinião no dia 14 de Janeiro de 2021

O papel que alguma comunicação social tem assumido desde o início da pandemia apenas serve para agigantar o medo e ignorar que a democracia não está, nem pode ser, suspensa. (Abril, Abril) Ler mais…


O ataque à liberdade de imprensa
Arquivado em Opinião no dia 14 de Janeiro de 2021

«Pela primeira vez, em democracia, jornalistas foram vigiados e fotografados pela polícia, as suas mensagens vasculhadas sem cobertura legal, violando o direito ao sigilo profissional, e o sigilo bancário levantado de forma completamente ilegal.» (Eduardo Dâmaso) » Editorial da revista “Sábado”


RTP: uma opinião ignóbil e indigna
Arquivado em Opinião no dia 13 de Janeiro de 2021

A decisão do Conselho de Opinião da RTP de recusar José Alberto Lemos para provedor do telespetador cobre de vergonha a meia dúzia de pessoas estimáveis que ainda fazem parte daquele órgão. (Jorge Wemans)


Malditas audiências e maldito ambiente
Arquivado em Opinião no dia 13 de Janeiro de 2021

Se a memória não me falha foi Cristina Ferreira quem declarou, pouco depois de regressar à TVI, querer ver este canal a ultrapassar a SIC, em termos de audiências (share diário), no início do mês de Janeiro. Trabalhou para isso como bem entendeu, mas não foi lá. Até ver, falhou rotundamente. (Waldemar Abreu)


O mea-culpa das redes sociais e o dilema da regulação de conteúdo
Arquivado em Opinião no dia 13 de Janeiro de 2021

O ano de 2021 começou agitado na área de comunicação digital. Redes sociais como Facebook e Twitter, além da plataforma YouTube, removeram conteúdos do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Os principais argumentos foram os riscos de incitação à violência, afirmações falsas e violação de regras das plataformas. Será que estamos vivendo o início da […]


Brasil: Sempre começa com censura e prisão de jornalistas
Arquivado em Opinião no dia 13 de Janeiro de 2021

«Luís Nassif, Hélio Schwartsman, Ruy Castro, Ricardo Noblat, chargista Aroeira mais algum? Esses os colegas jornalistas alvos ou ameaçados de processo por textos publicados na imprensa ou nas redes sociais criticando e ironizando o governo. Estranho é o texto de Ruy Castro não se referir diretamente a um político brasileiro, mas a um amigo, muito […]