Arquivo de Opinião

E no meio do vírus, surgem abençoados testes às palavras
Arquivado em Opinião no dia 5 de Abril de 2020

Esta tragédia – rara na nossa memória (fazemos dois séculos de povo sem invasões nem guerra civil, e isso talvez tenha moldado a nossa bonomia) – traz pelo menos uma vantagem (se ouso abusar da palavra): começamos a respeitar as palavras. Nesta semana, houve por cá uma comoção com estas palavras simples: “nós os velhos”. […]


E ainda dizem que a imprensa é cara
Arquivado em Opinião no dia 5 de Abril de 2020

Nunca como hoje sentimos a necessidade de ter meios de comunicação sólidos, que nos informam sobre tudo o que se passa, responsabilizando-se com o que dizem. Mas eles também precisam do nosso apoio. Sempre precisaram, mas agora ainda mais. (Manuel Mostaza) Ler mais…


«Panfletarismo no “Público”?»
Arquivado em Opinião no dia 5 de Abril de 2020

Isto não é um artigo de jornal, é um panfleto no qual a senhora em questão dá livre curso ao seu extremo ódio ideológico à presente solução governativa. Mistura opinião pessoal com informação, numa peça que devia, sobretudo na presente emergência sanitária nacional e mundial, privilegiar a informação objectiva. (José-António Pimenta de França)


Ferramentas para investigar a desinformação sobre o coronavírus
Arquivado em Opinião no dia 4 de Abril de 2020

Tanya Pampalone, editora da Rede global de jornalismo investigativo, reuniu um conjunto de ferramentas muito úteis para os jornalistas que estão confinados em casa e querem investigar o que está a acontecer no domínio da desinformação sobre a pandemia. Ler mais…


Não é necessário acreditar na China sobre o sucesso da China no coronavírus
Arquivado em Opinião no dia 4 de Abril de 2020

A realidade é que é muito difícil esconder uma epidemia. Travar um vírus exige identificar e isolar casos de infecção e, se alguém finge tê-lo feito sem realmente o ter feito, os casos não detectados crescerão. (Jim Naureckas) Ler mais…


‘Fake news’ em tempos de coronavírus
Arquivado em Opinião no dia 3 de Abril de 2020

Uma colectânea de mentiras sobre e em torno do coronavírus feita pelo crítico dos media Francisco Fernandes Ladeira. Uma parte diz respeito ao Brasil, mas as restantes são de circulação universal. Ler mais…


O valor do jornalismo e da transparência
Arquivado em Opinião no dia 2 de Abril de 2020

«Informação atual, clara e responsável nestes dias de pandemia pode salvar vidas». (Denise Becker) Ler mais…


As novas tarefas do jornalismo em tempo de coronavírus
Arquivado em Opinião no dia 2 de Abril de 2020

O jornalismo foi exemplar na hora de disseminar notícias e informações visando criar uma consciência da gravidade da pandemia e no compartilhamento das estratégias de combate ao coronavírus. Mas, agora, ele enfrenta o desafio de se reinventar para mergulhar no esforço de mudar comportamentos e rotinas de uma sociedade acostumada ao individualismo. É uma missão […]


O vírus como metáfora e a infodemia contemporânea
Arquivado em Opinião no dia 2 de Abril de 2020

Junto à pandemia, vivenciamos tempos de “infodemia”, uma superabundância de informações, algumas precisas, outras não, que estimulam cada vez mais nossos sentimentos e emoções mais profundos. Em busca de segurança e estabilidade, procuramos a cada momento mais informações, mais certezas, mais possibilidades de organizar o caótico cenário, seja através das redes sociais, seja através de […]


O coronavírus está a ser usado para suprimir a liberdade de imprensa
Arquivado em Opinião no dia 31 de Março de 2020

O coronavírus está a servir de pretexto a autocratas, ditadores e mesmo a alguns líderes democraticamente eleitos para silenciarem a imprensa, com a desculpa de travarem a desinformação sobre a pandemia. (Sara Fischer) Ler mais…