Arquivo de Opinião

O que afasta as pessoas das notícias? Confiança, idade, tendência política
Arquivado em Opinião no dia 15 de Julho de 2020

“Os hábitos informativos de muitas pessoas dependem, sensivelmente, das notícias a que podem aceder. Em muitos casos, elas podem ter boa razão para ver essas fontes como deficientes ou pouco fiáveis” (Joshua Benton) Ler mais…


Qual é o papel do jornalismo na era Covid-19?
Arquivado em Opinião no dia 15 de Julho de 2020

É nesta conjuntura que o jornalismo se defronta agora com a complexa tarefa de se repensar como prática social e campo de pesquisa, porque o “novo normal” criado pelo Coronavírus alterou a nossa ecologia informativa de forma irreversível. Não mudou tudo porque muita coisa vai continuar como, por exemplo, a preocupação com a confiabilidade, exatidão, […]


Brasil: Eu, tu, eles
Arquivado em Opinião no dia 15 de Julho de 2020

«O que assusta os bolsonaristas na ação de bloqueio do Facebook e a retirada do anonimato é a ameaça a Bolsonaro. São oito ações no TSE, quatro sobre o suposto uso de notícias falsas na campanha de 2018. Junto, o STF apura ataques e ofensas contra os ministros que partiram de arruaceiros, como Sara Giromini […]


Ideias para renovar o jornalismo cultural
Arquivado em Opinião no dia 13 de Julho de 2020

A profissão está em crise: as publicações e os media continuam a entender por produção narrativa e artística o que se qualificava como tal no século passado. É necessário reconsiderar o que entendemos por cultura. (Jorge Carrión) Ler mais…


As cinco melhores aplicações de fotografia para Android
Arquivado em Opinião no dia 12 de Julho de 2020

Uma selecção das melhores aplicações de fotografia que estão disponíveis para Android e que permitem obter melhores imagens com os telefones. A lista é variada, de modo a poder ajudar em diferentes usos e situações- Todas as aplicações de que se fala podem descarregar-se directamente desde a Play Store. (Eder Ferreño) Ler mais…


Entrevistas remotas: tudo o que é necessário saber
Arquivado em Opinião no dia 12 de Julho de 2020

Neste momento a mobilidade e as viagens estão condicionadas e as entrevistas em pessoa são, com frequência, difíceis de concretizar para a maioria dos jornalistas. Mas isso não significa que os media não possam fazer excelentes entrevistas em vídeo para transmitir e/ou publicar em linha. (Alan Haburchak) Ler mais…


O que acontece depois de nos termos visto livres da objectividade no jornalismo?
Arquivado em Opinião no dia 11 de Julho de 2020

As mortes de George Floyd, Ahmaud Arbery, and Breonna Taylor, e os protestos que se seguiram, ajudaram a abrir um debate em muitas redacções e escolas de jornalismo sobre o honrado princípio da objectividade no jornalismo e se ele serve algum propósito útil. (Mathew Ingram)


Princípios éticos fundamentais para ser jornalista
Arquivado em Opinião no dia 11 de Julho de 2020

O jornalismo tem princípios deontológicos simples e claros. Estão bem explicados nos numerosos códigos deontológicos conhecidos desde o começo do século XX, muitos dos quais continuam vigentes. Entre eles o do Conselho da Europa (1993) ou a recente Carta ética mundial para jornalistas (junho de 2019) da Federação Internacional de Jornalistas. Todos dizem o mesmo, […]


México: Ser fotojornalista, o colapso e o futuro
Arquivado em Opinião no dia 11 de Julho de 2020

O futuro só será viável para os que diversifiquem e entendam que devem incorporar o vídeo e uma nova narrativa com novas ferramentas (Ulises Castellanos) Ler mais…


Metade dos países da ONU obstruiram a cobertura da pandemia
Arquivado em Opinião no dia 9 de Julho de 2020

A ONG Repórteres Sem Fronteiras registou violações do direito à informação na cobertura da crise do coronavírus em 90 dos 193 países das Nações Unidas. Os governos devem parar de «culpar o mensageiro» e adoptar medidas para proteger a liberdade de imprensa e habilitar os jornalistas a fornecer informação fiável, diz a organização. Ler mais…