Arquivo de Opinião

Das fontes e confirmações
Arquivado em Opinião no dia 1 de Outubro de 2020

A informação só pode chegar por três vias e o leitor tem o direito de saber qual é a utilizada. (Carlos Yárnoz, provedor do leitor de “El País”)


A crónica, elixir de longa vida do jornalismo
Arquivado em Opinião no dia 1 de Outubro de 2020

A crónica recebe diferentes nomes segundo os países onde se escreve e as preferências dos teóricos do género: jornalismo literário, literatura da realidade, novo jornalismo, jornalismo narrativo… Mas sobre todas essas designações paira a definição do jornalista colombiano Alberto Salcedo: «A crónica é um género que se inventou para pôr o jornalismo a salvo do […]


Editor britânico pretende desafiar a maneira tradicional de trabalhar
Arquivado em Opinião no dia 1 de Outubro de 2020

Reach, a empresa editora do “Mirror”, “Express” e “Star”, está a observar os seus trabalhadores, com vista a mudanças futuras pós-pandémicas nas formas de trabalho. No curto prazo, o pessoal foi aconselhado a continuar a trabalhar desde casa, se puder, até, pelo menos, ao princípio do próximo ano. Ler mais…


Estes tais outros “comentadores”
Arquivado em Opinião no dia 30 de Setembro de 2020

Comparar os futeboleiros aos políticos? “Intolerável!”, dizem estes. Talvez não tanto. E significativo de uma situação… (J-M Nobre-Correia) Ler mais…


Ajude a romper a corrente – não seja um canal de desinformação
Arquivado em Opinião no dia 30 de Setembro de 2020

Por ocasião do Dia Internacional do Acesso Universal à Informação, 28 de setembro, a rede IFEX-ALC encoraja todas as gerações a desconfiar das informações recebidas pelas redes sociais ou plataformas de serviços de mensagens. Ler mais…


Desinformação e fanatismo na era da superabundância de informação
Arquivado em Opinião no dia 30 de Setembro de 2020

A informação, portanto, não é instrumento de opressão, de geração conflito, de tentativa de dominação apenas quando é escassa e reservada a poucos. Ela pode ser tudo isso mesmo quando há abundância e quando é segmentada conforme ideologias e interesses. (Wilson Gomes) Ler mais…


O dilema da mentira endémica numa campanha eleitoral
Arquivado em Opinião no dia 30 de Setembro de 2020

É cada vez mais difícil e complicado combater a proliferação de fake news na imprensa e nas redes sociais, especialmente às vésperas de eleições. É um desafio enorme para jornalistas encarregados de seguir candidatos ou cobrir eventos políticos, notadamente quando eles ocorrem ao vivo, como nos debates pela televisão ou lives pela internet. (Carlos Castilho) Ler mais…


Brasil: Jornalistas e precarização do trabalho
Arquivado em Opinião no dia 30 de Setembro de 2020

“O jornalismo é o sistema imunológico da sociedade”. A comparação, feita no último dia 22 pela diretora do Stanford Health Communication Initiative, Seema Yasmin em entrevista para o Estadão, é pertinente, pois aponta o importante papel que tem o jornalismo de agir como um sistema de defesa contra a desinformação, desmentindo “notícias” falsas e avisando quando algo não […]


Deixar as redes sociais?
Arquivado em Opinião no dia 29 de Setembro de 2020

Andamos há tempo advertindo contra a tecnologia persuasiva, o reforço positivo imediato ou de como a mentira tem mais êxito que a verdade nas redes, da falsa imagem que se vende nelas dos nossos corpos e os problemas que desencadeia na juventude… mas irrita-me a falta de análise neste debate e como tudo se baseia […]


A incerteza de uma aposta
Arquivado em Opinião no dia 29 de Setembro de 2020

Lançado há duas semanas, o mais recente diário italiano constitui uma novidade editorial. Fará ele data na história ?… (J-M Nobre-Correia) Ler mais…