Home » Revista

JJ #82

10 de Dezembro de 2023


Clique na capa para ler PDF

A edição n.º 82 da revista Jornalismo & Jornalistas, que assinala os Prémios Gazeta 2022, lança o debate sobre o Regulamento Liberdade dos Meios de Comunicação Social. Carla Martins e Nuno Viegas oferecem os seus pontos de vista acerca do diploma, cujo processo legislativo está em curso na União Europeia, perspetivando mudanças a vários níveis.

A crise “não é do Jornalismo, é do modelo de negócio”, sustenta Luís Filipe Simões, na abertura de um dossiê que aborda as diversas facetas de um panorama cada vez mais preocupante. A situação n’A Bola, no Jornal de Notícias e na TSF – onde se realizou uma greve inédita, como recorda Filipe Santa-Bárbara –, e a ameaça à sobrevivência do fotojornalismo merecem atenção.

Isabel Nery apresenta os resultados, particularmente revelantes, de um inquérito ao estado da profissão. E, porque o Jornalismo não é indiferente à memória, alertamos para os perigos que rondam o Museu Nacional da Imprensa.

Ana Sousa Dias, prémio Gazeta de Mérito, percorre em entrevista a sua longa e multifacetada carreira. Abrimos as Janelas para o Mundo ao fotojornalista Manuel de Almeida e visitamos o jornal online Sul Informação, pelos olhos de dois estudantes. Nas Histórias de Jornalistas, Gonçalo Pereira Rosa revela o que, em código, se oculta em textos de Imprensa.

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.