[7 de Abril de 2020]

Clique sobre a imagem para ampliar

Catarina Gomes (Imprensa), Isabel Meira (Rádio), Catarina Marques (Televisão) e Helena Bento (Jornalismo digital) são as vencedoras da 4ª edição do Prémio Jornalismo em Saúde, promovido pelo Clube de Jornalistas com o apoio da APIFARMA.

O Grande Prémio Apifarma/ Clube de Jornalistas, eleito pelo júri entre os vencedores das quatro categorias referenciadas, foi atribuído a Catarina Gomes, jornalista freelancer, que nos termos do regulamento, acumula esta distinção com o prémio de Imprensa.

Maria Pimentel Valente foi premiada com a distinção Universitário Revelação.

Ler mais…

CJ na TV

[Javascript required to view Flash movie, please turn it on and refresh this page]

Emissão de 14 de Janeiro, de 2009

Video

[Javascript required to view Flash movie, please turn it on and refresh this page]

Sede do Clube de Jornalistas, Rua das Trinas

Audio

Podcast CJ Online

Brevemente!

Notícias »

EUA: Repórteres da CNN detidos em direto nos protestos pela morte de George Floyd
[29 de Maio de 2020]

Jornalistas da televisão norte-americana cobriam uma manifestação junto a uma esquadra de polícia em Minneapolis. Protestos e motins prosseguem. Trump ameaça com “tiros”.

Ler mais…

Opinião »

O arquivo do ​”Diário de Notícias” e​m questão
[29 de Maio de 2020]

Com a dispersão, qualquer arquivo corre perigo devido, nomeadamente, à diluição de responsabilidades. Todos conhecemos arquivos de publicações desaparecidas que não sabemos onde param. (Leonel Gonçalves)

Ler mais…

Notícias »

Impala despede mais de 50 trabalhadores e fecha revista “VIP”
[29 de Maio de 2020]

O grupo Impala, que detém as revistas ‘Nova Gente’, ‘VIP’, ‘Maria’ e ‘TV7 Dias’, vai despedir 54 trabalhadores das várias publicações, sendo que a ‘VIP’ encerrou definitivamente, apesar de a empresa manter o título – noticia o “Correio da Manha”.

Ler mais…

Notícias »

A brutal realidade do coronavírus
[29 de Maio de 2020]

O tsunami diário de números , dos contaminados aos mortos em dezenas de países, dá uma sensação de informação ao público dos media mas não permite visualizar a rapidez da propagação da doença. A equipa do Flourish, um site especializado na produção de visualizações, criou um gráfico dinâmico que mostra a evolução das mortes diárias por covid-19 em comparação com as mortes devido a outras causas.

» Ver gráfico dinâmico

Opinião »

Temos um problema e uma revelação
[29 de Maio de 2020]

Em tempos de emergência, o Governo devia ver os seus poderes reforçados para poder limitar, também, o tempo dos “telejornais”. Já andamos nos 105 minutos (1 hora e 3/4). Com jeitinho, não tarda estamos nas duas horas. E se alguma das televisões comerciais decidir avançar para as 3 horas, a outra vai logo atrás. A RTP anda pelos 90´(hora e meia), chamando à meia hora de acrescento, agora criada, “especial informação”… (Waldemar Abreu)

Ler mais…

Opinião »

Fábio Fato não dá mole para notícias falsas
[29 de Maio de 2020]

Numa versão em português de Portugal o título poderia ser: Fernando Facto não cai na esparrela das notícias falsas. Mas este pequeno guia ilustrado para identificar e repudiar as notícias falsas é uma criação da plataforma brasileira Aos Fatos, em cooperação com o Poynter Institute; por isso se acata o título original. Explicado o título, vamos ao conteúdo:

» Fábio Fato não dá mole para notícias falsas (pdf)

Notícias »

Austrália: Grupo de Murdoch suspende impressão de mais de 100 jornais
[29 de Maio de 2020]

O grupo de media de Rupert Murdoch, News Corp, anunciou que suspende a impressão de mais de 100 jornais regionais e locais, devido a uma queda das receitas publicitárias agravada pela pandemia.

Ler mais…

Opinião »

A imprensa livre está ameaçada a nível mundial
[28 de Maio de 2020]

Do México a Malta, ataques a jornalistas e editores provaram ser mortais para indivíduos e arrepiantes para mais amplas liberdades. E agora a Covid-19 está a ser usada como desculpa para silenciar mais vozes. (Gill Phillips)

Ler mais…

Opinião »

A pantalha e as moininhas
[28 de Maio de 2020]

Os actuais pivôs de primeira linha começaram como segundas ou mesmo terceiras linhas. Não pensem que são carreiras lineares, exclusivamente ditadas pelo mérito. Envolvem, nalguns casos, muitos outros aspectos – jogos de poder, medição de forças, fidelidades caninas, traições, facadas a eito, bastas vezes muita manha, falta de carácter e até sexo. As cadeiras da apresentação são cobiçadas de uma forma doentia e muitos pivôs vigiam-se, entre si, de uma forma apenas imaginável na selva. Jogadas acompanhadas e sempre cobertas pelas direcções de Informação. (Waldemar Abreu)

Ler mais…

Notícias »

Colômbia: «A arrogância jornalística está chegando a limites insuportáveis»
[28 de Maio de 2020]

«Nas faculdades de comunicação falta o ensino de mais princípios jornalísticos, éticos e de comportamento. Não só ensinar redacção, não só ensinar como se pergunta, não só ensinar com procurar as notícias. Há que começar a ensinar princípios. Imparcialidade, objectividade, independência, o sentido da veracidade. Há que recuperar isso nas salas de redacção e nas salas de aulas» — reflexões do jornalista e escritor colombiano Juan Gossaín.

Ler mais…