[7 de Abril de 2020]

Clique sobre a imagem para ampliar

Catarina Gomes (Imprensa), Isabel Meira (Rádio), Catarina Marques (Televisão) e Helena Bento (Jornalismo digital) são as vencedoras da 4ª edição do Prémio Jornalismo em Saúde, promovido pelo Clube de Jornalistas com o apoio da APIFARMA.

O Grande Prémio Apifarma/ Clube de Jornalistas, eleito pelo júri entre os vencedores das quatro categorias referenciadas, foi atribuído a Catarina Gomes, jornalista freelancer, que nos termos do regulamento, acumula esta distinção com o prémio de Imprensa.

Maria Pimentel Valente foi premiada com a distinção Universitário Revelação.

Ler mais…

CJ na TV

[Javascript required to view Flash movie, please turn it on and refresh this page]

Emissão de 14 de Janeiro, de 2009

Video

[Javascript required to view Flash movie, please turn it on and refresh this page]

Sede do Clube de Jornalistas, Rua das Trinas

Audio

Podcast CJ Online

Brevemente!

Notícias »

ERC defende revisão da lei da televisão
[3 de Junho de 2020]

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social defendeu esta terça-feira que se revejam alguns aspetos da lei da televisão, que, diz, tal como está, limita a sua acção e inviabiliza a tomada de posições, por exemplo, contra comportamentos discriminatórios.

Ler mais…

Notícias »

ERC arquiva processo contra TVI devido a reportagem sobre impacto da covid-19 na região Norte
[3 de Junho de 2020]

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) arquivou um processo contra a TVI, motivado por várias participações contra o canal a propósito de uma reportagem sobre o impacto da pandemia de covid-19 no Norte, adiantou a entidade.

Ler mais…

Notícias »

EUA: Mais de 100 jornalistas agredidos desde o fim de semana
[2 de Junho de 2020]
Mais de 100 jornalistas foram agredidos ou detidos desde o fim de semana nos EUA. Clique na imagem para ver como a polícia carregou sobre uma equipa de reportagem australiana

Notícias »

América… América…
[2 de Junho de 2020]

A imagem poupa muitas palavras a quem quiser descrever o que está a acontecer nos EUA. Diz o autor da foto, Richard Grant, que a polícia não disparou sobre o homem e que não o molestou. Mas a arma apontada à sua cabeça sem que ele tenha tido qualquer comportamento agressivo diz tudo sobre a “normalidade” das relações entre a polícia e a comunidade negra dos EUA.

Opinião »

O conflito entre Trump e Twitter esconde uma das batalhas do nosso tempo
[2 de Junho de 2020]

As redes sociais buscam um equilíbrio quase impossível entre limitar a expressão e a liberdade total. (Jordi Pérez Colomé)

Ler mais…

Notícias »

Notícias da Agence France à pressa
[2 de Junho de 2020]

O Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas confirmou que o coordenador editorial da Agence France Presse em Portugal redigiu a notícia de uma procissão antes de ela ter acontecido. Segundo o director para Espanha e Portugal, às vezes a AFP pede aos jornalistas para escreverem videos-relatos sem verem as imagens. Há agências que se gabam de estar em cima do acontecimento, mas neste caso a France Presse esteve bem à frente do acontecimento. (JAG)

Ler mais…

Notícias »

Novo regime de teletrabalho
[2 de Junho de 2020]

O Sindicato dos Jornalistas divulgou as condições do teletrabalho estabelecidas no novo regime legal. O sindicato informa, também, que contactará, de imediato, os empregadores que pretendam retomar o trabalho presencial para aferir das condições de segurança e saúde. No caso de não estarem preenchidas essas condições, o SJ solicitará a intervenção da ACT e dará indicações aos associados sobre como proceder.

Ler mais…

» SJ mantém suspensão do atendimento presencial até 1 de Setembro

Notícias »

EUA: Jornalistas baleados e gaseados pela polícia
[1 de Junho de 2020]

Polícias são os autores da maioria dos ataques, mas há casos que envolvem manifestantes. Donald Trump, que anda a demolir há meses a imagem dos jornalistas, acusa agora os media de “utilizarem o seu poder para fomentar ódio e anarquia”.

Ler mais…

Opinião »

As palavras como traição
[1 de Junho de 2020]

«Há sempre qualquer coisa de estranho quando um média fala de um cidadão estado-unidense dizendo ou escrevendo “afro-americano”. Mas, claro — já repararam? —, nunca dizem ou escrevem um “euro-americano”!…» (J-M Nobre-Correia)

Ler mais…

Opinião »

Facebook e Twitter têm políticas semelhantes, mas só o Twitter está a combater Trump
[1 de Junho de 2020]

Os dois gigantes tecnológicos estão divididos sobre a maneira de lidar com a crescente guerra de Trump contra as redes sociais. (Shirin Ghaffary)

Ler mais…