[7 de Abril de 2020]

Clique sobre a imagem para ampliar

Catarina Gomes (Imprensa), Isabel Meira (Rádio), Catarina Marques (Televisão) e Helena Bento (Jornalismo digital) são as vencedoras da 4ª edição do Prémio Jornalismo em Saúde, promovido pelo Clube de Jornalistas com o apoio da APIFARMA.

O Grande Prémio Apifarma/ Clube de Jornalistas, eleito pelo júri entre os vencedores das quatro categorias referenciadas, foi atribuído a Catarina Gomes, jornalista freelancer, que nos termos do regulamento, acumula esta distinção com o prémio de Imprensa.

Maria Pimentel Valente foi premiada com a distinção Universitário Revelação.

Ler mais…

CJ na TV

[Javascript required to view Flash movie, please turn it on and refresh this page]

Emissão de 14 de Janeiro, de 2009

Video

[Javascript required to view Flash movie, please turn it on and refresh this page]

Sede do Clube de Jornalistas, Rua das Trinas

Audio

Podcast CJ Online

Brevemente!

Notícias »

Para o “Financial Times”, «esta crise faz reflectir sobre o futuro do jornal impresso»
[25 de Maio de 2020]

Entrevista com a chefe de redacção do “FT”, que viu cair em abril as vendas da edição em papel para quase metade e as receitas de publicidade entre 50 a 80%. Em contrapartida, a audiência da edição digital cresceu 75%. Quatro centenas de jornalistas estão em regime de teletrabalho e assim deverão permanecer até setembro.

Ler mais…

Notícias »

Publicar e esquecer, o pior caminho para criar estratégias de compromisso
[25 de Maio de 2020]

Os jornais estão avançando em estratégias de geração de compromisso e lealdade com os leitores, dado que é um dos melhores caminhos para que se convertam em assinantes.

Ler mais…

Notícias »

Espanha: Nasce o Observatório para a transformação do jornalismo local
[25 de Maio de 2020]

A falta de análise de casos de êxito locais que sirvam de exemplo e o critério de atribuição de ajudas de qualquer tipo são duas das razões que motivaram o lançamento do Observatório para a transformação do jornalismo local.

Ler mais…

Opinião »

Pivots de telejornais acometidos por um estranho vírus
[24 de Maio de 2020]

Os directores dos canais foram estendendo o lençol informativo enquanto iam agarrando as audiências. Os telejornais foram alargando para mais de uma hora e meia, até passaram a incluir os melhores ‘gags virais’ das redes sociais; secundarizando as novelas, as séries e tudo o resto. Uma batalha difícil que conheci por dentro na direcção de informação de um canal generalista onde era imperioso tentar agarrar um espectador com um perfil cada vez menos esclarecido. (Duarte Mexia)

Ler mais…

Opinião »

Porque voam os aviões cheios e estão as salas de espectáculo a meio gás?
[24 de Maio de 2020]

Carlos Matos Gomes pega numa pergunta que muita gente faz e explica, de maneira simples, porque é que isso acontece. A pergunta pertence ao género “porque é que isto é assim e aquilo é assado?” que caracteriza o jornalismo mal informado e não sabe identificar as situações em que o assim não tem nada que ver com o assado. Aqui fica a lição.

» O Harakiri de uma civilização (Carlos Matos Gomes)

Opinião »

Fazer das tripas difamação
[23 de Maio de 2020]

Claro que o apoio do Estado aos media, através da compra de publicidade institucional, criou polémica: os critérios, previstos em lei de Passos, não são nem claros nem justos para o efeito anunciado. Mas ver o Observador a acusar tudo e todos de vendidos porque lhe coube pouco é realmente impagável. (Fernanda Câncio)

Ler mais…

Opinião »

“Público” repudia insinuação de que recebeu apoio estatal porque faz fretes ao governo
[23 de Maio de 2020]

«Não seriam nunca 320 mil euros de publicidade do Governo a alterar o nosso posicionamento, como não seria qualquer pacote de compra de publicidade feita por um banco ou por um construtor automóvel» — afirma, em editorial, a direcção do “Público”, a propósito da atribuição de verbas de publicidade do Estado aos media.

Ler mais…

Opinião »

As “linhas vermelhas” do “Correio da Manhã” para despedir André Ventura
[23 de Maio de 2020]

Há dois meses, André Ventura disse que gostava de continuar a ser comentador de futebol na CMTV. A CMTV sempre o tratou com — digamos — generosa simpatia. Agora foi despedido. O que aconteceu? (Bárbara Reis)

Ler mais…

Notícias »

SJ associa-se a estudo sobre efeitos do estado de emergência no jornalismo
[23 de Maio de 2020]

O Sindicato dos Jornalistas associou-se ao estudo “Efeitos do estado de emergência no jornalismo”, da autoria de investigadores de três universidades, o Ceis20, da Universidade de Coimbra, o ICS e o CAPP, da Universidade de Lisboa, e o CECS, da Universidade do Minho.

Ler mais…

» Inquérito aos jornalistas

Opinião »

Os fotógrafos profissionais usam cada vez mais o telemóvel
[23 de Maio de 2020]

Com o progresso da tecnologia, muitos fotógrafos profissionais optaram pelo grande leque técnico que oferecem os telemóveis de gama alta, deixando de lado as câmeras reflex com que se iniciaram no mundo da imagem. As exposições de fotografia, os livros e as revistas inundaram-se de imagens de alta qualidade feitas por um smartphone. (Albert Sanchis)

Ler mais…