[7 de Abril de 2020]

Clique sobre a imagem para ampliar

Catarina Gomes (Imprensa), Isabel Meira (Rádio), Catarina Marques (Televisão) e Helena Bento (Jornalismo digital) são as vencedoras da 4ª edição do Prémio Jornalismo em Saúde, promovido pelo Clube de Jornalistas com o apoio da APIFARMA.

O Grande Prémio Apifarma/ Clube de Jornalistas, eleito pelo júri entre os vencedores das quatro categorias referenciadas, foi atribuído a Catarina Gomes, jornalista freelancer, que nos termos do regulamento, acumula esta distinção com o prémio de Imprensa.

Maria Pimentel Valente foi premiada com a distinção Universitário Revelação.

Ler mais…

CJ na TV

[Javascript required to view Flash movie, please turn it on and refresh this page]

Emissão de 14 de Janeiro, de 2009

Video

[Javascript required to view Flash movie, please turn it on and refresh this page]

Sede do Clube de Jornalistas, Rua das Trinas

Audio

Podcast CJ Online

Brevemente!

Notícias »

PortoCartoon apresenta Caricaturas de Saramago
[27 de Maio de 2020]

Quatro dezenas de caricaturas de vários artistas, de diferentes paises, integram a exposição virtual do PortoCartoon no Alameda Shopping, durante o mês de junho. Esta mostra evoca o Prémio Nobel da Literatura através do lápis do humor, associando o poder da literatura ao poder do riso.

Ler mais…

Opinião »

Já pagou as suas notícias hoje?
[27 de Maio de 2020]

A questão dos apoios aos meios de comunicação social é parecida com a anedota do “antes de o ser já o era”. Estava destinada à polémica, a interpretações, ataques, ilações. Nestes tempos maniqueístas da discussão de argumentos com as armas das redes sociais, vence quem fala mais alto, o que no Twitter ou no Facebook quer dizer com ideias mais simples (ainda que erradas), e era mais do que certo que qualquer apoio do Estado aos media ia dar no que aconteceu nesta semana quando foi divulgado o programa de emergência para os meios de comunicação social portugueses atingidos pela crise causada pelo covid-19. (Catarina Carvalho)

Ler mais…

Notícias »

ERC chamada a dizer se apoio de 15 milhões aos media é ilegal
[27 de Maio de 2020]

Regulador recebeu exposição que adverte que apoio pode ser inconstitucional, por, entre outras razões, ofender o princípio da independência dos media perante o poder político e ser matéria da competência do Parlamento sobre a qual o governo legislou sem autorização.

Ler mais…

Notícias »

Grupo de nove editores excluídos do apoio aos media pedem esclarecimentos
[27 de Maio de 2020]

Um grupo de nove editores excluídos do apoio aos media, entre os quais a Impala, pediu esclarecimentos sobre o critério de distribuição das verbas para a compra de publicidade institucional pelo Estado, exigindo “total transparência” no processo.

Ler mais…

Opinião »

Imprensa e Bolsonaro: o que está em jogo na batalha pela opinião pública
[27 de Maio de 2020]

Muita gente na imprensa e no jornalismo pode não gostar e até protestar, mas o fato é que os três principais jornais do país e a rede de televisão de maior audiência nacional são hoje mais sistemáticos, contundentes e ameaçadores  do que os partidos de oposição no que se refere ao patrulhamento do governo do presidente Jair Bolsonaro. (Carlos Castilho)

Ler mais…

Opinião »

Brasil: A imprensa para além do cercadinho do Alvorada
[27 de Maio de 2020]

Desde a chegada de Bolsonaro à Presidência da República a imprensa vem sendo tratada com total desrespeito, o que também é um fator de estímulo para as constantes agressões a jornalistas, cinegrafistas e outros profissionais ligados à imprensa. (Equipa do Observatório da Imprensa)

Ler mais…

Notícias »

TVI suspende Ana Leal
[27 de Maio de 2020]

A jornalista Ana Leal está suspensa da TVI por divulgar emails que trocou com a direcção de informação do canal ao conselho de redacção, confirmou ao Observador o seu advogado Ricardo Sá Fernandes. A TVI instaurou um inquérito interno e a jornalista foi alvo de um processo disciplinar.

Ler mais…

Notícias »

“Folha de S.Paulo” descreve ambiente à porta de Bolsonaro
[26 de Maio de 2020]

Apoiantes de Bolsonaro hostilizaram jornalistas nesta segunda-feira, numa prática que tem sido recorrente à porta da residência oficial.

Ler mais…

Notícias »

Brasil: Apoiantes de Bolsonaro agridem jornalistas
[26 de Maio de 2020]

Agressões a jornalistas e falta de segurança levou o Grupo Globo e o jornal Folha de S.Paulo a cancelar a cobertura jornalística junto à residência oficial do Presidente do Brasil, em Brasília. Todos os dias, apoiantes de Bolsonaro ficam ao lado dos jornalistas, em frente ao Palácio da Alvorada, onde o Presidente brasileiro cumprimenta frequentemente os militantes e presta declarações à imprensa. Separados apenas por uma grade, os jornalistas têm sido alvo, com cada vez mais frequência, de agressões por parte dos apoiantes do chefe de Estado brasileiro. (Agência Lusa)

Opinião »

E ainda bem!
[26 de Maio de 2020]

É comum as grandes questões da política linguística do português serem tratadas, a nível nacional, ou como fantasmas, que não existem, ou como resfriados, que se espera que passem. É necessário e urgente que estas questões passem a ser abordadas e discutidas com abertura, clareza, conhecimento e honestidade e que medidas venham a ser tomadas com fundamentação e inteligência. (Margarita Correia)

Ler mais…