[31 de Janeiro de 2023]

O prazo para apresentar a candidatura ao Prémio “Jornalismo em Saúde”, promovido pela Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA) e organizado pelo Clube de Jornalistas, foi prolongado até ao dia 7 de Fevereiro de 2023.

O Prémio APIFARMA / Clube de Jornalistas – Jornalismo em Saúde conta este ano com uma nova categoria, o prémio Saúde Digital, que se vem juntar aos prémios nas categorias Imprensa, Rádio, Televisão, Jornalismo Digital, Universitário Revelação, Grande Prémio e Prémio Carreira.

Ler mais…

Notícias »

Anunciados vencedores dos Prémios INN – Inovação nos Média
[4 de Fevereiro de 2023]

Foram atribuídos a 3 de fevereiro os Prémios INN 2023, uma iniciativa do Observatório dos Média da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, integrados na #INN2023 – I International Conference on Media Innovation.

Foram recebidas cerca de 50 candidaturas para as dez categorias destes prémios e o jornal Mensagem de Lisboa venceu em três categorias. O júri foi constituído por Dora Santos Silva, António Granado, Miguel Crespo, Ricardo Morais, Vera Moutinho e Vera Penêda.

𝗣𝗥𝗘́𝗠𝗜𝗢 𝗜𝗡𝗡 𝗡𝗔𝗥𝗥𝗔𝗧𝗜𝗩𝗔𝗦 𝗝𝗢𝗥𝗡𝗔𝗟𝗜́𝗦𝗧𝗜𝗖𝗔𝗦 𝗜𝗠𝗘𝗥𝗦𝗜𝗩𝗔𝗦
Jornal Público, com o trabalho “Zumbidos: Quando até o silêncio faz muito barulho”

𝗣𝗥𝗘́𝗠𝗜𝗢 𝗜𝗡𝗡 𝗡𝗔𝗥𝗥𝗔𝗧𝗜𝗩𝗔𝗦 𝗝𝗢𝗥𝗡𝗔𝗟𝗜́𝗦𝗧𝗜𝗖𝗔𝗦 𝗘𝗫𝗣𝗟𝗜𝗖𝗔𝗧𝗜𝗩𝗔𝗦
Podcast Fumaça, com a série “Desassossego – Saúde e Doença Mental”

𝗣𝗥𝗘́𝗠𝗜𝗢 𝗜𝗡𝗡 𝗡𝗔𝗥𝗥𝗔𝗧𝗜𝗩𝗔𝗦 𝗝𝗢𝗥𝗡𝗔𝗟𝗜́𝗦𝗧𝗜𝗖𝗔𝗦 𝗖𝗢𝗟𝗔𝗕𝗢𝗥𝗔𝗧𝗜𝗩𝗔𝗦/𝗣𝗔𝗥𝗧𝗜𝗖𝗜𝗣𝗔𝗧𝗜𝗩𝗔𝗦
Jornal Mensagem de Lisboa, com o projeto “Jornalismo em Crioulo”

𝗣𝗥𝗘́𝗠𝗜𝗢 𝗜𝗡𝗡 𝗡𝗔𝗥𝗥𝗔𝗧𝗜𝗩𝗔𝗦 𝗢𝗨 𝗣𝗥𝗢𝗝𝗘𝗧𝗢𝗦 𝗝𝗢𝗥𝗡𝗔𝗟𝗜́𝗦𝗧𝗜𝗖𝗢𝗦 𝗗𝗘 𝗣𝗥𝗢𝗫𝗜𝗠𝗜𝗗𝗔𝗗𝗘
Jornal Mensagem de Lisboa

𝗣𝗥𝗘́𝗠𝗜𝗢 𝗜𝗡𝗡 𝗣𝗥𝗢𝗗𝗨𝗧𝗢𝗦 𝗘 𝗣𝗥𝗢𝗝𝗘𝗧𝗢𝗦 𝗝𝗢𝗥𝗡𝗔𝗟𝗜́𝗦𝗧𝗜𝗖𝗢𝗦
Jornal Mensagem de Lisboa

𝗣𝗥𝗘́𝗠𝗜𝗢 𝗜𝗡𝗡 𝗠𝗘𝗗𝗜𝗔 𝗖𝗢𝗠𝗨𝗡𝗜𝗧𝗔́𝗥𝗜𝗢𝗦
Associação Antecâmara, com o projeto Rádio Galeria Antecâmara

𝗣𝗥𝗘́𝗠𝗜𝗢 𝗜𝗡𝗡 𝗨𝗦𝗢𝗦 𝗗𝗢𝗦 𝗠𝗘𝗗𝗜𝗔 𝗗𝗜𝗚𝗜𝗧𝗔𝗜𝗦 𝗘𝗠 𝗖𝗢𝗡𝗧𝗘𝗫𝗧𝗢𝗦 𝗔𝗥𝗧𝗜́𝗦𝗧𝗜𝗖𝗢𝗦, 𝗖𝗨𝗟𝗧𝗨𝗥𝗔𝗜𝗦 𝗘 𝗖𝗥𝗜𝗔𝗧𝗜𝗩𝗢𝗦
Realizasom, com o projeto “Azulejar”

𝗣𝗥𝗘́𝗠𝗜𝗢 𝗜𝗡𝗡 𝗘𝗤𝗨𝗜𝗗𝗔𝗗𝗘, 𝗜𝗡𝗖𝗟𝗨𝗦𝗔̃𝗢 𝗘 𝗔𝗖𝗘𝗦𝗦𝗜𝗕𝗜𝗟𝗜𝗗𝗔𝗗𝗘
Câmara Municipal de Viseu, com o projeto “Walk Viseu”

𝗣𝗥𝗘́𝗠𝗜𝗢 𝗜𝗡𝗡 𝗦𝗢𝗟𝗨𝗖̧𝗢̃𝗘𝗦 𝗣𝗔𝗥𝗔 𝗔 𝗦𝗨𝗦𝗧𝗘𝗡𝗧𝗔𝗕𝗜𝗟𝗜𝗗𝗔𝗗𝗘 𝗗𝗢𝗦 𝗠𝗘𝗗𝗜𝗔 𝗘 𝗜𝗖𝗖
Paperview

Notícias »

Abaixo-assinado contra a retirada de nome de Mário Mesquita de livro da ERC
[24 de Janeiro de 2023]

A publicação do livro “A Desinformação. Contexto Nacional e Europeu” pela Almedina, na coleção “Regulação dos Media” da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), está a gerar uma onda de repúdio na classe jornalística depois de ter sido noticiado pelo Diário de Notícias que o nome de Mário Mesquita havia sido retirado da capa desta obra (que ele havia coordenado), a pedido do presidente do Conselho Regulador da ERC, Sebastião Póvoas, que assumiu publicamente uma “inimizade grave” com Mesquita, que era o seu vice-presidente neste órgão regulador.

Mário Mesquita morreu em maio de 2022 deixando este trabalho praticamente concluído, sendo reconhecido por todos os envolvidos na produção da obra como o seu legítimo autor. Foi lançado um abaixo-assinado contestando o que se considera “um ato vil e mesquinho, que atenta contra o inexcedível legado de Mário Mesquita e contra a dignidade do seu caráter”.

Notícias »

Formação gratuita para jornalistas com certificado da Google
[23 de Janeiro de 2023]

A Google News Initiative está a promover uma série de cursos online gratuitos para jornalistas, em parceria com o Aveiro Media Competence Center.

Com a mudança do cenário editorial, há mais empresas a procurarem adaptar-se e aumentar a sua presença online. Estas sessões foram concebidas para ajudar os editores de notícias e jornalistas no desenvolvimento de uma estratégia de negócio para atender às mudanças digitais enfrentadas pelo sector das notícias.

O próximo curso acontece já a 24 de janeiro e ainda tem inscrições abertas: Receita dos Leitores. Este programa é composto por 4 sessões online, de 45 minutos cada, seguidas de uma mesa-redonda de 60 minutos. Os outros cursos com inscrições ainda abertas são Estratégia de Negócio e Receita Publicitária. Os participantes que assistirem a todas sessões recebem um certificado da Google News Initiative.

O Aveiro Media Competence Center é uma plataforma criada pela Universidade de Aveiro, a Associação Portuguesa de Imprensa e o Parque de Ciência e Inovação da Região de Aveiro e conta com o apoio de várias entidades públicas e privadas, que contribuem com financiamento e know-how. De destacar o alto patrocínio da Presidência da República, o apoio da União Europeia e do Governo Português, através do Ministério da Cultura – Secretaria de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, e do Ministério da Economia – Secretaria de Estado para a Transição Digital e da missão Portugal Digital, e do Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas (CENJOR).

Notícias »

Redação do DN debate o futuro após anúncio de saída de mais 4 jornalistas
[18 de Janeiro de 2023]

A redação do Diário de Notícias convocou para esta quarta-feira uma reunião de jornalistas para debater o futuro do jornal, face ao recente anúncio de saída de mais quatro jornalistas, com o argumento de reduzir os “custos fixos”, disse a delegada sindical do Diário de Notícias, Valentina Marcelino, quando contactada pela Lusa sobre o assunto.

Em 2008, o DN contava com mais de 60 jornalistas e agora, em 2023, três despedimentos coletivos depois, o último dos quais em 2020, rondam os 30: a redação conta com 18 jornalistas, dos quais quatro juniores, mais três diretores e nove editores.

“Perante o que nos foi dado a conhecer, vamos ouvir o que a redação tem para dizer” e “recordar alguns momentos e decisões tomadas nos últimos anos que têm tido como resultado, plano atrás de plano, sempre mais cortes para o Diário de Noticias”, afirmou a delegada sindical. “Em tudo aquilo que é o coração deste grupo, que devia ser o jornalismo, há um desinvestimento evidente e o Diário Notícias tem neste momento uma redação reduzida ao impossível” para um título diário em papel e com edição online, disse a delegada sindical.

Notícias »

Exposição de Cartoons de Luís Afonso na Casa da Imprensa
[17 de Janeiro de 2023]

O cartoonista Luís Afonso foi desafiado pela Casa da Imprensa a fazer um retrato do ano 2022, através dos seus quatro alter egos – Bartoon, A Mosca, Barba e Cabelo e S.A. – que periodicamente podemos encontrar no Público, na RTP, n’A Bola e no Jornal de Negócios.

Até 17 de fevereiro, o público poderá rever o ano de 2022 através das histórias que estas personagens nos contam, no Salão de Honra da Casa da Imprensa, na Rua da Horta Seca, 20, em Lisboa.

Durante este período haverá ainda lugar a uma apresentação, com leituras dos livros de ficção de Luís Afonso, com a chancela da editora Abysmo; bem como de um evento de encerramento, onde dois conterrâneos seus, Luís Pedro Nunes e Rui Cardoso Martins, tentarão dissecar a complexa personalidade do autor.

Ler mais…

Notícias »

Os riscos embutidos na ditadura global das grandes redes sociais
[16 de Janeiro de 2023]

«Ao suspender e, dois dias depois, restabelecer as contas de jornalistas que cobriam as viagens do bilionário Elon Musk, o Twitter mostrou como as grandes redes sociais podem ser erráticas e imprevisíveis, afetando a vida de muita gente, sem prestar contas a ninguém» – afirma o jornalista brasileiro Carlos Castilho, num artigo sobre o atual tipo de intervenção das principais plataformas. Mostrou também, acrescenta, como a internet se tornou um instrumento de empresários ególatras como o polémico novo dono do Twitter, cuja vontade pessoal pode sobrepor-se à dos quase 450 milhões de utilizadores ativos na rede social do passarinho azul, em todo mundo.

Ler mais…

Notícias »

Morreu o jornalista Hernâni Santos
[13 de Janeiro de 2023]

Hernâni Santos foi fundador da Informação 2, na RTP2, e também diretor de Informação da RDP. Trabalhou na agência noticiosa ANOP, que mais tarde deu lugar à Lusa, e em títulos como O Século, Diário de Notícias e O Jornal, tendo sido chefe de redação do Expresso e um dos fundadores do semanário Tal & Qual

Ler mais…

Notícias »

Jornal i passa a semanário
[12 de Janeiro de 2023]

O jornal i deixou esta semana de ser diário, passando a ser impresso apenas uma vez por semana, à terça-feira, segundo uma nota publicada na edição de 10 de janeiro.

Em 2022 o título passou a ser detido, juntamente com Nascer do Sol, pela Alpac Capital.

Notícias »

Público tem novo Provedor do Leitor
[11 de Janeiro de 2023]

José Alberto Lemos assume este mês o cargo de Provedor do Leitor do Público. Natural do Porto, licenciou-se em Filosofia em 1979 e dez anos depois integrou a equipa que fundou o jornal, tendo sido subdirector de redação no Porto.

Notícias »

Inovar no modelo de negócio do jornalismo desportivo: decálogo para melhorar o rendimento das empresas
[9 de Janeiro de 2023]

Há uma sede de informação desportiva. Mas o contexto é muito volátil económica e socialmente. Para melhor e para pior. Nesse caldo de cultura, a obrigação do setor é inovar para garantir um ecossistema de negócios sustentável e uma profissão saudável e próspera movida por interesses puramente informativos. Este artigo oferece um decálogo de práticas voltadas para a inovação no modelo de negócios das empresas de jornalismo desportivo. Os hábitos de consumo mudam a um ritmo vertiginoso e as organizações precisam de ser ágeis para garantir o seu sucesso, mas essa não é a única chave, segundo a tese de doutoramento em que assentam estas recomendações.

Ler mais…