Home » Notícias

Como identificar quem financia desinformação

30 de Dezembro de 2022


Sites que são facilitadores da desinformação frequentemente empregam uma combinação de fontes de receita. Ao identificar essas fontes de lucro, os jornalistas podem encontrar os responsáveis e traçar as redes por trás do financiamento do conteúdo falso online. Identificar quem perpetua a desinformação é vital para desmascarar mentiras e desvendar a verdade.

“Antes, pensava-se que a desinformação era orgânica, mas hoje percebemos que ela é organizada com objetivos muito específicos em mente”, diz Rosental Alves, diretor e fundador do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, em sua fala no lançamento da nova iniciativa do ICFJ, o projeto Desarmando a Desinformação.   

Na primeira das quatro aulas especiais realizadas em parceria com o Knight Center, Craig Silverman, repórter da ProPublica, falou sobre os fundamentos para identificar anúncios online relacionados à desinformação e o mapeamento dos financiadores por trás deles.

Ler mais…

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.