Home » Notícias

Livro-homenagem a Carlos Santos Pereira

23 de Maio de 2022


O livro “Do Solidariedade ao Afeganistão- Quatro Décadas de Vida de Repórter” (Ed. Coilibri), é apresentado esta segunda-feira, 23 de maio, às 18.00, no Instituto de Defesa Nacional, em Lisboa.

Artigo de Leonídio Paulo Ferreira, no Diário de Notícias: “Tenho pensado muito sobre o que escreveria o Carlos Santos Pereira sobre a guerra na Ucrânia se não tivesse morrido faz agora um ano. Conheci-o em 1993, quando começou a colaborar com o DN e, acabado de chegar da Bósnia na sua BMW, se sentava ao meu lado e comentava ‘vamos lá aviar a prosa’. Na época, ainda se fumava nas redações e o Carlos (sim, vou ter de o tratar assim) tinha paixão por cachimbos, tanta como dizer meia dúzia de palavrões enquanto escrevia, ao mesmo tempo que pelo canto do olho tentava perceber se as jornalistas da secção Internacional, em especial a Lumena Raposo e a Ana Glória Lucas, se escandalizavam. Era, creio, uma forma de combater o stress, um stress que tinha muito que ver com a forma totalmente dedicada com que encarava a profissão. Para ele, coragem e saber eram duas faces da mesma moeda para quem queria ser o que às vezes se chama um repórter de guerra. No livro homenagem ao Carlos que hoje é apresentado no Instituto de Defesa Nacional, em Lisboa, às 18.00, está uma reportagem feita em 1993 em Srebrenica para o DN que testemunha bem como sabia aliar bravura e conhecimento. Estão muitas outras do mesmo valor, publicadas ao longo dos anos também no Expresso, no Público, na Lusa e no Le Monde Diplomatique – edição portuguesa.”

Ler mais

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.