Home » Notícias

Abertas as candidaturas à 3.ª edição do Prémio Jornalismo de Excelência Vicente Jorge Silva

8 de Novembro de 2023


De 08 de novembro a 31 de dezembro, estão abertas as candidaturas ao Prémio Jornalismo de Excelência Vicente Jorge Silva, que tem como principal objetivo a distinção de trabalhos que reforcem os diferentes estilos jornalísticos da imprensa escrita, seja através da investigação, da reportagem ou da análise, contribuindo para uma sociedade mais informada.  

Instituído, em 2020, pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda, o Prémio atribui anualmente uma bolsa para a investigação jornalística no valor de 5.000€ e ambiciona, através deste contributo, reconhecer, homenagear e perpetuar a figura marcante do jornalismo em Portugal que foi a de Vicente Jorge Silva.

Podem candidatar-se ao prémio jornalistas de qualquer nacionalidade, titulares de carteira profissional, de cartão equiparado a jornalista, de cartão de correspondente estrangeiro ou de título provisório de estagiário, que tenham publicado ou difundido trabalhos jornalísticos em órgãos de comunicação social portugueses, em 2022. 

As candidaturas fazem-se exclusivamente online e devem ser submetidas através do preenchimento do formulário disponível em premiovicentejorgesilva.pt

Na edição deste ano o júri é composto pelos jornalistas Nicolau Santos (RTP), que o preside, David Pontes (Público), João Vieira Pereira (Expresso), Luísa Meireles (Lusa) e Francisco Belard (Clube de Jornalistas).

De recordar que a 1.ª edição deste Prémio premiou a jornalista Isabel Lucas, que assinou o trabalho “Estados Unidos da América, crónica de uma (des)união”, e a 2.ª edição distinguiu o trabalho “Por ti, Portugal, eu juro!”, da autoria de Sofia da Palma Rodrigues, Diogo Cardoso e Luciana Maruta, publicado na Divergente

O Prémio Jornalismo de Excelência Vicente Jorge Silva conta com a parceria do Clube de Jornalistas.

Regulamento disponível aqui

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.