Ministro da Saúde louvou papel da imprensa na Cerimónia de entrega do Prémio Jornalismo em Saúde

29 de Junho de 2023

“Não há democracia sem imprensa e não há jornalismo sem jornalistas livres. A imprensa é determinante para comunicarmos as vitórias, mas também os desafios do Serviço Nacional de Saúde”, disse o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, na cerimónia de entrega do Prémio Jornalismo em Saúde, uma iniciativa conjunta da APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica e do Clube de Jornalistas, que se realizou no dia 28 de junho.

Na sua intervenção, o ministro felicitou os premiados e destacou que este prémio “promove, distingue e celebra a qualidade do trabalho jornalístico dedicado à Saúde”, permitindo “ter uma visão” do SNS além da “voragem mediática” quotidiana.

Os vencedores da 7ª edição recebem prémios num valor global de 23.500 euros, a distribuir pelas diferentes categorias.

A 7.ª edição do Prémio Jornalismo em Saúde entregou os seguintes prémios:

•             Categoria Grande Prémio APIFARMA/Clube de Jornalistas: Margarida Metello, pelo trabalho “Únicos e Singulares”, transmitido na RTP

•             Prémio Carreira APIFARMA/Clube de Jornalistas: Paula Rebelo, que se dedica há anos ao jornalismo televisivo em saúde, tendo dado um contributo ímpar a este género de informação. Tem concorrido regularmente a este concurso com trabalhos de mérito, como o deste ano, intitulado “Uma só Saúde”, uma abordagem integrada da saúde ligando ambiente, animais e homem.

•             Categoria Imprensa: Clara Soares e Alexandra Correia, pelo trabalho “Foco – A Ciência da Concentração”, publicado na Revista Visão

•             Categoria Rádio: Cláudia Godinho, pelo trabalho “Redução de Danos: Entre a droga e a vida”, emitido na Antena 1

•             Categoria Televisão: Mafalda Gameiro, pelo trabalho “Escuta-me, por favor”, transmitido na RTP

•             Categoria Jornalismo Digital: Sofia Craveiro, pelo trabalho “Aborto seguro em Portugal: 15 anos de uma lei que tirou as mulheres do banco dos réus”, publicado no Gerador

•             Prémio Temático – Saúde Digital: Paula Fernandes Teixeira, pelo trabalho “’APP’ Auxilia jovens médicos na tomada de decisão e reúne protocolos dispersos”, divulgado pela Agência LUSA

•             Prémio Universitário Revelação: Patrícia Silva e Catarina Magalhães, pelo trabalho “Violência obstétrica: Ninguém nos faz o parto, o parto somos nós que o fazemos”, Universidade do Minho

O “Prémio APIFARMA/ Clube de Jornalistas – Jornalismo em Saúde” tem um valor total de 23.500 euros a distribuir pelas diferentes categorias e resulta de um protocolo assinado entre as duas entidades, em 2016, com os objectivos de aprofundar o papel da APIFARMA enquanto parceiro activo da Sociedade Civil e contribuir para a vitalidade do projecto Clube de Jornalistas.