Home » Notícias

Dia da Liberdade de Imprensa: Portugal cai no ranking mundial, com situação “satisfatória”

3 de Maio de 2023


Noruega lidera Índice Mundial da Liberdade de Imprensa dos Repórteres sem Fronteiras pelo sétimo ano consecutivo, Portugal surge este ano em 9º lugar

A 21.ª edição do Índice Mundial da Liberdade de Imprensa dos Repórteres sem Fronteiras (RSF) foram divulgados no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que se assinala há 30 anos a 3 de maio, por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Neste ranking, com 180 países e territórios avaliados, Portugal perdeu este ano a classificação de situação “muito boa” e caiu dois lugares, para a 9ª posição, passando a liderar o grupo de 44 países com uma “situação satisfatória”.

Segundo a análise dos Repórteres Sem Fronteiras, em 2023 há apenas oito países que podem ser considerados numa “situação muito boa” para a liberdade de imprensa. A Noruega lidera o ranking pela sétima vez consecutiva, seguindo-se a Irlanda, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Países Baixos, Lituânia e Estónia.

Outro destaque do ranking deste ano foi o facto de os Países Baixos (sexto lugar) terem subido 22 posições e recuperado a posição que ocupavam em 2021, antes do assassinato do repórter criminal Peter R. de Vries.

No outro extremo da tabela também há mudanças, com os últimos três lugares a serem ocupados exclusivamente por países asiáticos: o Vietname (178.º), que “quase completou a sua caça aos repórteres e comentadores independentes”, a China (menos quatro, para 179.º lugar), “o maior perseguidor de jornalistas do mundo e um dos maiores exportadores de conteúdos de propaganda”, e, sem grande surpresa, a Coreia do Norte (180.º).

“O Índice Mundial de Liberdade de Imprensa revela uma enorme volatilidade de situações, com grandes subidas e descidas e mudanças sem precedentes, como a subida de 18 lugares do Brasil e a descida de 31 lugares do Senegal”, refere o secretário da RSF, Christophe Deloire, citado no relatório.

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.