Vencedores do Prémio Nacional de Inovação na Comunicação Social

26 de Abril de 2023

A Vida Secreta dos Algoritmos, uma reportagem de Rita Colaço, da Antena 1, venceu o Prémio Nacional de Inovação na Comunicação Social na categoria Audiovisual e Multimédia, e Teresa Serafim, do Público, venceu na categoria de Imprensa Escrita com o artigo “Dentro da Ciência de uma Missão Espacial em Lisboa”.

O prémio relativo à categoria “Imprensa Regional 2022” não foi atribuído devido à falta de peças elegíveis. Os jornalistas Lourenço Medeiros, da SIC, e Fátima Caçador, do Sapo Tek, receberam os Prémios Carreira 2021 e 2022, respetivamente.

O Prémio Nacional de Inovação na Comunicação Social visa reconhecer a qualidade dos trabalhos jornalísticos na área da inovação de base científica e tecnológica desenvolvida em Portugal.

António Grilo, Presidente da Agência Nacional de Inovação, referiu que “os media têm uma importância essencial e transversal a todas as esferas da sociedade”, e por isso, permitem “aproximar a comunidade científica do cidadão comum”.

A ANI entende que “impulsionar o jornalismo de qualidade e consequentemente a própria inovação” é a base para uma sociedade e para uma economia mais competitiva. “É na promoção do diálogo público que se constrói um Portugal mais inovador e sustentável.”