Home » Revista

JJ #79

30 de Dezembro de 2022

(Clique sobre a imagem para descarregar a revista em PDF)

O número 79 da revista “Jornalismo & Jornalistas”, publicada pelo Clube de Jornalistas, elege o campo dos jornalistas escritores como tema principal, a pretexto do 100º aniversário do nascimento de José Saramago, que se dedicou a ambas as atividades, em artigos assinados por Susana Neves e Pedro Marques Gomes. Na capa, uma fotografia de João Ribeiro, fotojornalista já falecido, dispensa legenda.

A edição não podia deixar de reservar espaço aos Prémios Gazeta 2021 e ao Prémio Jornalismo de Excelência Vicente Jorge Silva, que acabam de ser atribuídos. O Gazeta de Mérito Fernando Dacosta, também jornalista escritor, afirma em entrevista que “há uma guerra contra a palavra escrita”.

Carla Martins aborda a problemática da regulação dos média na Europa e Gonçalo Pereira Rosa conta a aventurosa história de Jules Sauerwein, jornalista que fugiu da França Ocupada durante a II Guerra Mundial, refugiando-se em Portugal. A nova secção “Um dia na redação” concretiza uma parceria com a Associação Repórteres em Construção que se deseja frutífera.