Home » Notícias

José Alberto Lemos é o novo Provedor dos Leitores do Público

19 de Novembro de 2022


O Público terá um novo Provedor dos Leitores a partir de janeiro de 2023: José Alberto Lemos vai suceder a José Manuel Barata-Feyo, que cumpriu o limite de dois anos estipulado pelos estatutos do jornal e despede-se dos leitores na coluna deste sábado, 19 de novembro, garantindo que “o jornalista Barata-Feyo continuará por aí”. O jornalismo, escreve, “pode ser um emprego ou uma profissão, mas costuma ser também uma paixão”. Ele sente que irá cumprir a profecia de Ara Mardiroshian, o seu primeiro chefe de redacção, já lá vão 50 anos: ” Um jornalista não se reforma, acaba agarrado ao teclado.”

José Alberto Lemos nasceu no Porto em 1955, licenciou-se em Filosofia e iniciou a carreira em 1980, no Jornal de Notícias, onde trabalhou até 1989, quando integrou a equipa fundadora do Público. Trabalhou sobretudo na área do jornalismo político e internacional, foi correspondente da Rádio Renascença em Nova Iorque e desempenhou funções de direção no Jornal de Notícias, SIC e RTP-N.

O diretor do Público, Manuel Carvalho, considera que “José Manuel Barata-Feyo prestou um inestimável serviço aos leitores do jornal e à sua redacção” e que “o prestígio e a experiência de José Alberto Lemos garantem que os leitores continuarão a ter no provedor uma indispensável instância de recurso”.

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.