Divergente vence Prix Europa como “Melhor Projeto Online Europeu”

O projeto de jornalismo narrativo Divergente venceu o Prix Europa 2022, na categoria de Melhor Projeto Online Europeu, com a reportagem “Por ti Portugal, eu Juro!”, assinada pelos jornalistas Sofia da Palma Rodrigues e Diogo Cardoso, com produção de Luciana Maruta.
Na cerimónia de atribuição do prémio, Sofia da Palma Rodrigues agradeceu aos 20 homens que aceitaram partilhar o seu testemunho [como soldados negros na guerra colonial, na Guiné-Bissau] e “mostrar aos portugueses, e aos europeus, que a História pode ter versões diferentes daquela que aprendemos nos livros”.
Diogo Cardoso explicou ao público presente que o Divergente, de que é diretor, “é um projeto independente muito pequeno, com apenas quatro pessoas”, e que por isso era difícil acreditar que estavam a ser premiados. “Os prémios são importantes, mas mais importante é saber que, por estarmos aqui, o nosso trabalho vai chegar a mais pessoas”, disse.
Os vencedores do Prix Europa deste ano foram anunciados a 29 de outubro em Potsdam, na Alemanha. O prémio principal foi atribuído à jornalista russa no exílio Galina Timchenko, eleita “Jornalista Europeia do Ano”. A cofundadora e diretora do jornal online independente Meduza, com sede em Riga, foi aplaudida de pé. “Não esqueçamos que toda as guerras começam com o silenciamento do jornalismo independente. A liberdade de expressão é sempre a primeira vítima de uma guerra. Vamos lutar para que isso não aconteça.”
Criados em 1987 por iniciativa do Parlamento Europeu, os Prix Europa são atribuídos todos os anos por uma aliança de 26 instituições europeias ligadas aos media, visando distinguir a excelência do jornalismo.

Comente esta notícia.