Afrolis e Jornal de Guimarães vão receber apoio da Google News Initiative
Os meios de comunicação social portugueses Afrolis e Jornal de Guimarães venceram o programa Desafio de Inovação da Google News Initiative (GNI). O programa premiou 47 empresas de 21 países, tendo sido registados 605 candidatos de 38 países da Europa, Médio Oriente e África.
Segundo explicou à Lusa a diretora-geral de news partnership para a região EMEA da Google, Sulina Connal, a Afrolis está a construir “uma rede social que investiga narrativas estereotipadas sobre a racialização da mulher e a forma como isso é usado, contrastando com as histórias produzidas por essas mesmas mulheres”. Desta forma, “as mulheres que foram racializadas podem mostrar o seu trabalho, arte e capacidades através dos artigos e podcasts” que são produzidas por elas.
Já o Jornal de Guimarães, um projeto online criado em 2020, vai desenvolver uma secção de notícias que visa aproximar duas gerações diferentes – jovens e idosos –, acrescentando também um elemento de ‘gamificação’ para mantê-los envolvidos. A sua implementação envolve uma escola local e um centro ocupacional para reformados.
Comente esta notícia.