Home » Notícias

Concentração dos media em França é “preocupante”

2 de Outubro de 2022


A concentração e financiarisação (*) dos media em França é o tema da revista trimestral de ACRIMED, observatório dos media franceses. A equipa da ACRIMED considera a situação «preocupante» e afirma na introdução:

“A voracidade de Vincent Bolloré para expandir o seu império ofuscou os outros movimentos de concentração que afetaram o cenário dos media (e o mundo editorial) nos últimos meses, começando com o projeto (abortado) de fusão TF1-M6. Perante a gula dos bilionários, o Senado criou uma comissão de inquérito destinada a ‘lançar luz sobre os processos que permitiram ou podem conduzir a uma concentração dos meios de comunicação social em França, e avaliar […] o impacto desta na democracia’. Infelizmente, cinco meses depois, apesar de numerosas audições – incluindo as da ACRIMED e de proprietários de media – o relatório da comissão do Senado revelou-se muito débil.”

(*) = termo usado para definir a apropriação dos media pelo capital financeiro

Ler mais…

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.