Tiago Rodrigues é o segundo entrevistado da iniciativa Clube de Jornalistas 25_40_50

26 de Setembro de 2022

Realiza-se a 27 de setembro a segunda edição da iniciativa do Clube de Jornalistas 25_40_50, em parceria com a Agência Lusa e a Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa, com o patrocínio da Associação Mutualista Montepio e o apoio da Comissão comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril.

Depois da primeira entrevista de António Costa após a sua reeleição, é a vez de Tiago Rodrigues, encenador de 45 anos, antigo diretor do Teatro Nacional D. Maria, conceder a primeira entrevista à imprensa portuguesa como diretor do Festival de Avignon. Encenador, ator, autor, argumentista, Tiago Rodrigues é uma das vozes mais brilhantes no pensamento artístico contemporâneo.

Tal como na edição anterior, Clube de Jornalistas 25_40_50 convidou 5 jornalistas de 5 gerações e de órgãos de comunicação social diferentes com o objetivo de juntar experiências, trocar saberes e práticas jornalísticas.

Dos 82 aos quarentas, José Carlos de Vasconcelos (Jornal de Letras), Francisco Sena Santos, Maria Augusta Gonçalves (Lusa), Maria João Costa (Rádio Renascença) e Miguel Franco de Andrade (SIC), conduzidos por Daniel Belo (Antena3), vão fazer 25 perguntas a Tiago Rodrigues em 90 minutos.

Até 2026, quatro vezes por ano, o Clube de Jornalistas entrevista uma figura pública – sempre em parceria com a Agência Lusa e com a ESCS. Fruto desta parceria, à Agência Lusa disponibilizará a todos os seus clientes o vídeo das entrevistas, além do tratamento jornalístico com a marca de qualidade da Lusa, que poderá ser utilizado por todos os órgãos de comunicação social como se o material fosse de sua autoria.

A entrevista a Tiago Rodrigues será disponibilizada nos canais de YouTube da Agência Lusa e do Clube de Jornalistas. Todas as imagens, registos sonoros e textos são cedidos sem contrapartidas financeiras nem de direitos, com o espírito de serviço público que nos rege.

A ideia geral desta iniciativa, que vai decorrer nos próximos quatro anos, é ir à essência do que foram os 40 anos do Clube: premiar e distinguir a excelência do Jornalismo que se pratica em Portugal através dos Prémios Gazeta, juntar jornalistas mais novos e mais velhos, partilhar experiências, cruzar ideias e trocar práticas jornalísticas no online, na televisão, na rádio e na imprensa escrita.

Clube de Jornalistas recupera o nome de um programa na RTP2 no início deste século, de 2004 a 2009.

Clube de Jornalistas 25_40_50
25 perguntas a Tiago Rodrigues
40 anos Clube de Jornalistas
50 anos 25 de Abril

Uma iniciativa do Clube de Jornalistas em parceria com a Agência Lusa e a ESCS – Escola Superior de Comunicação Social – com o patrocínio da Associação Mutualista Montepio e o apoio da Comissão comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril.