Home » Notícias

A desinformação no quotidiano do jornalismo

30 de Agosto de 2022


Carlos Castilho escreve no Observatório da Imprensa (Brasil) sobre um tema que lhe é caro e que está atualmente no centro das discussões dos analistas de media em todo o mundo: a desinformação. «Quando você lê jornal, assiste telejornais ou visita redes sociais você não acessa diretamente os dados, fatos ou eventos noticiados, mas sim a forma como os editores, repórteres e articulistas veem e entendem estes mesmos dados, fatos e eventos» — observa Castilho. «Num ecossistema diversificado e transparente, o leitor, ouvinte ou telespectador tem maneiras de comparar versões, mas quando o noticiário compartilha um mesmo ponto de vista, isto configura um caso de desinformação, ou seja, visões parciais apresentadas como verdades plenas».

Ler mais…

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.