Home » Notícias

Marcelo Rebelo de Sousa e António Guterres deixam avisos aos media

5 de Maio de 2022


O Presidente da República, aproveitou esta terça-feira a celebração do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa para se manifestar “seriamente preocupado” com panorama dos media no mundo e em particular em Portugal. Marcelo Rebelo de Sousa recordou que “a liberdade de imprensa é fundamental para a democracia” e defende que “a questão pandémica e a emergência da guerra tornaram ainda mais urgente” a defesa da liberdade de imprensa.

O Presidente da República, citado pelo “Correio da Manhã”, referiu ainda que “a viabilidade dos meios de comunicação social passou a ser um problema quotidiano” e lembrou que “nos últimos anos fecharam sucessivamente jornais locais e regionais”. Aos profissionais deixou um sério aviso: “A censura por omissão é hoje um grande risco.”

Também o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, destacou o trabalho “essencial” dos jornalistas e lembrou os riscos corridos por aqueles que “seguem na linha da frente para levar informações precisas e para salvar vidas”, referindo-se aos que têm estado em zonas de guerra e no epicentro da pandemia. Para Guterres, o avanço da tecnologia digital, contribui para “a democratização no acesso à informação”, mas também “facilita a censura e cria novos canais para a opressão e o abuso”.

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.