Clube de Jornalistas entrevista António Costa

20 de Abril de 2022

O Clube de Jornalistas inicia a celebração dos 50 anos do 25 de Abril e dos 40 anos do Clube com uma entrevista colectiva ao Primeiro-Ministro António Costa.

Convidou cinco jornalistas, de 5 gerações e de órgãos de comunicação social diferentes, com o objectivo de juntar experiências, trocar saberes e práticas jornalísticas. Dos 33 aos 74 anos, Henrique Garcia, Luísa Meireles (Lusa), Ana Sá Lopes (Público), Rita Tavares (Observador) e Filipe Santa-Bárbara (TSF) conduzidos por Maria Elisa Domingues, vão fazer 25 perguntas ao Primeiro-Ministro António Costa em 90 minutos.

Até 2026, quatro vezes por ano, o Clube de Jornalistas vai promover a iniciativa de entrevistar uma figura pública, em parceria com a Agência Lusa e com a Escola Superior de Comunicação Social (ESCS). Fruto desta parceria, a Agência Lusa disponibilizará a todos os seus clientes o vídeo das entrevistas, além do tratamento jornalístico que considerar adequado, que poderá ser utilizado por todos os órgãos de Comunicação Social como se o material fosse de sua autoria. O vídeo integral de cada uma destas entrevistas também estará disponível no canal de YouTube do Clube de Jornalistas.

Todas as imagens, áudios e textos são cedidos sem contrapartidas financeiras nem direitos, com o espírito de serviço público que nos rege.

A ideia geral desta iniciativa, que vai decorrer nos próximos quatro anos, é ir à essência daquilo que foram os 40 anos do Clube: premiar e distinguir a excelência do jornalismo que se pratica em Portugal através dos Prémios Gazeta; juntar jornalistas mais novos e mais velhos, partilhar experiências, cruzar ideias e trocar práticas jornalísticas diferentes, no on line, na televisão, na rádio, na imprensa escrita.

Além da parceria especial com a Agência Lusa e ESCS, esta iniciativa conta com o patrocínio da Associação Mutualista Montepio e o apoio institucional da Comissão dos 50 anos do 25 de Abril para podermos proporcionar este serviço público à comunidade.

Clube de Jornalistas recupera o nome de um programa que o Clube teve na RTP2 no início deste século, de 2004 a 2009.

Clube de Jornalistas 25_40_50

25 perguntas a António Costa