Home » Notícias

Registados 453 ataques em 2021 contra jornalistas no Brasil

8 de Maio de 2022


Um relatório da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo mostra que, somente em 2021, foram registados 453 ataques contra comunicadores e meios de comunicação. Em 69% dos casos, a agressão foi provocada por agentes estatais. O presidente Jair Bolsonaro, sozinho, atacou a imprensa 89 vezes no último ano, ou seja, sozinho representa 19,64% do total de ataques. Somando isso aos ataques dos seus ministros, assessores e filhos com mandatos electivos, chega-se a 55% dos ataques totais. Quando apoiantes e manifestantes em eventos favoráveis ao presidente são incluídos na soma, o número chega a 271 – 60% dos registos totais.

Assim como nos anos anteriores, os discursos estigmatizantes, que são agressões verbais que buscam desmoralizar o trabalho jornalístico, foram identificados como a principal forma de ataque, presentes em 74,6% dos alertas de 2021. Com frequência, essas agressões ganham contornos de violência sistemática nas redes sociais, iniciadas por figuras políticas e perpetradas por internautas, verificando-se que 62,5% dos casos tiveram origem ou repercussão na internet.

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.