Home » Headline

Vencedores da 6ª edição do Prémio Jornalismo em Saúde

7 de Abril de 2022

As jornalistas Dulce Salzedas e Lúcia Gonçalves foram distinguidas com o Prémio Carreira e o Grande Prémio APIFARMA/Clube de Jornalistas, respetivamente. Ler mais

No dia Mundial da Saúde, que se assinala a 7 de abril, a APIFARMA e Clube de Jornalistas anunciam os vencedores da 6ª edição do Prémio Jornalismo em Saúde. Os jornalistas distinguidos nas categorias a concurso recebem prémios entre os 2.500 e os 5.000 euros, num total de 21 mil euros.

Entre os 49 trabalhos analisados pelo júri da 6ª edição do Prémio Jornalismo em Saúde, estes são os 7 vencedores:

• Categoria Televisão: Catarina Marques, pelo trabalho, “Os Maestros das Emoções”, emitido na SIC e na SIC Notícias, com o repórter de imagem Humberto Candeias, o editor de imagem Rui Félix, o colorista Rui Branquinho, o grafismo de Fernando Ferreira, a produção de Cláudia Araújo e a coordenação de Luís Marçal.
  • Categoria Rádio: Filipe Santa-Bárbara, pelo trabalho, “Apontados a Dedo”, emitido na TSF, com a pós-produção áudio de Margarida Adão.
  • Categoria Imprensa – Vânia Maia, pelo trabalho “A Longa estrada pós-covid”, publicado na revista Visão.
  • Categoria Jornalismo Digital: Rui Barros, pelo trabalho “A Máquina de salvar Vidas”, publicado no Jornal Público, com texto de Sofia Neves, vídeo de Teresa Pacheco Miranda, fotografia de Manuel Roberto e web de Rui Barros.
  • Categoria trabalho Universitário: Rui Vieira Cunha, pelo trabalho académico “Síndrome de Tourette: Os tiques não os definem” da Universidade do Porto e que contou com a colaboração de Ana La-Salete Silva, Leonor Hemsworth e Miguel Freitas.
  • Categoria Grande Prémio Apifarma/Clube de Jornalistas: Lúcia Gonçalves, pelo trabalho “Estado Crítico”, transmitido na SIC, com os repórteres de imagem Pedro Tiago, Joaquim Gomes e Luís Dinis e edição de Miguel Castro.
  • Prémio Carreira: Dulce Salzedas, pelo contributo ímpar e dedicação de vários anos ao Jornalismo em Saúde.

O Júri da 6.ª edição do Prémio APIFARMA/ Clube de Jornalistas foi constituído por:

• Cesário Borga, jornalista, Clube de Jornalistas
  • Carlos Lobato, jornalista, Casa de Imprensa
  • António Santos, enfermeiro, Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospital
  • Jorge Penedo, médico, personalidade de mérito na Saúde
  • António Borga, jornalista, personalidade de mérito no Jornalismo

O “Prémio APIFARMA/ Clube de Jornalistas – Jornalismo em Saúde” resulta de um protocolo assinado entre as duas entidades, em 2016, com o propósito de aprofundar o papel da APIFARMA, enquanto parceiro ativo da Sociedade Civil, e contribuir para a vitalidade do projecto Clube de Jornalistas.