Maria Flor Pedroso é a nova presidente do Clube de Jornalistas

2 de Novembro de 2021

Maria Flor Pedroso tomou posse como presidente do Clube de Jornalistas no passado dia 26 de outubro, depois da eleição realizada em Assembleia Geral uma semana antes. A jornalista da Antena 1 sucede a Mário Zambujal, que ocupou o cargo nos últimos 14 anos. O jornalista e escritor, com 85 anos, mantém-se nos órgãos sociais do Clube de Jornalistas como presidente da Assembleia Geral.

“É com grande alegria que passo a pasta à Maria Flor Pedroso, tenho a certeza de que será uma grande presidente e a presidente de que este Clube precisa”, disse Mário Zambujal na cerimónia realizada na sede da instituição, na Rua das Trinas, em Lisboa.

Num clima informal e bem-humorado, a nova presidente reafirmou as suas “promessas eleitorais” perante os sócios presentes: além de garantir a continuidade dos Prémios Gazeta – os mais prestigiados prémios de jornalismo em Portugal e os únicos que são atribuídos entre pares – bem como a publicação da revista quadrimestral “Jornalismo & Jornalistas”, que há mais de 20 anos faz uma ponte entre a academia e as redações, Maria Flor Pedroso pretende que o Clube passe a ter uma programação aliciante e volte a ser um ponto de encontro para os jornalistas de todas as gerações e de todos os meios. “Suceder ao Mário Zambujal é uma responsabilidade muito forte que espero não defraudar.”

Fundado em 1983, o Clube de Jornalistas foi gerido por comissões executivas na sua primeira década, tendo como presidentes os jornalistas Manuel da Silva Costa, Fialho de Oliveira, Augusto de Carvalho, Eugénio Alves e José Carlos de Vasconcelos. Entre 1994 e 1998 o Clube foi presidido por José Carlos de Vasconcelos, sucedendo-lhe Eugénio Alves, até 2007, e depois Mário Zambujal, até 2021.

Maria Flor Pedroso foi agora eleita para o biénio 2021-2023. É a primeira mulher presidente do Clube, tendo como vice-presidentes Cesário Borga (Freelancer) e Francisco Belard (Freelancer), e como vogais Alexandra Machado (Observador), Eva Henningsen (AIEP), Patrícia Fonseca (Médio Tejo) e Rui Cardoso (Freelancer).

A Assembleia Geral é presidida por Mário Zambujal (Freelancer), sendo vice-presidente Fernanda Mestrinho (Freelancer), e como secretárias Carla Pinto (Antena 1) e Lucília Monteiro (Visão).

No Conselho Fiscal o presidente é Eugénio Alves (Jornalismo & Jornalistas), sendo vice-presidente Hugo Ribeiro (Eurosport) e como vogais Alda Martins (TVI) e Fernando Correia (Freelancer).

Licenciada em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa, Maria Flor Pedroso iniciou a sua vida profissional na Rádio Comercial em 1984. Integrou a equipa do Jornal Contraste em 85/86 e no ano seguinte é convidada para fazer um programa de sua autoria na RFM.

Integrou a a equipa fundadora da TSF em 1987 e dez anos depois ingressa na então RDP-Antena 1, onde se mantém, tendo sido durante 15 anos editora de Política nacional e tendo a seu cargo uma entrevista semanal que, transmitida pela RTP2, foi distinguida em 2015 como o Melhor Programa de Informação de Televisão pela Sociedade Portuguesa de Autores.

Entre 2006 e 2010 conduziu o programa “As Escolhas de Marcelo Rebelo de Sousa”, na RTP1; manteve, entre 2007 e 2012 o programa “Hora de Fecho” na RTPn e RTP Informação, é narradora de documentários e a voz de “Cuidado com a Língua!”.

Foi Directora de Informação da RTP em 2018/2020.

Foi dirigente sindical, vice-presidente do Conselho Deontológico do Sindicato de Jornalistas, presidiu à Comissão Organizadora do 4º. Congresso de Jornalistas a convite do CJ, do SJ e da Casa de Imprensa. Ganhou o único prémio Gazeta colectivo atribuído à equipa de reportagem da TSF que integrou na cobertura do incêndio no Chiado, em 1988.

Actualmente é voz de estação na Antena2 e autora de dois podcast na Antena1: o diário “Serviço Público – Bloco de Notas” e o semanal “Geometria Variável”.