Home » Documentos, Notícias

A covid-19 faz bem ao cérebro

27 de Abril de 2021


Agora que já captei a vossa atenção, é melhor explicar que se trata de uma afirmação em sentido figurado. Os longos meses de confinamento retiraram as pessoas das longas filas de trânsito, das compras nos centros comerciais, dos lugares de lazer e, até, dos locais de trabalho. O efeito acumulado proporcionou a todos milhares de horas de isolamento em casa, o que estimulou o consumo de videos, música e, naturalmente, livros. Só dentro de alguns anos poderemos ter uma percepção clara do que está a acontecer no plano cultural, mas há um dado incontroverso: o aumento exponencial do consumo de livros digitais. A consolidação desse hábito tem uma consequência objectiva na expansão da leitura de jornais digitais, com resultados positivos para a economia dos media. Não tenho conhecimento de nenhum estudo específico sobre a realidade portuguesa, mas uma das principais plataformas de distribuição de livros electrónicos em língua espanhola acaba de publicar o seu relatório anual do livro digital, onde regista em 2020 um crescimento de 37% a nível global e de 43% em Espanha, em relação a 2019. Deixo-vos o ‘link’ para o PDF do relatório. (João Alferes Gonçalves)

» Informe Anual del Libro Digital 2020 de Libranda

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.