Home » Notícias

Impresa vende posições na Vasp e Lusa ao grupo de Marco Galinha

5 de Janeiro de 2021


A Impresa anunciou esta segunda-feira que procedeu à venda de dois ativos, numa operação concretizada com a Páginas Civilizadas que representa um encaixe de 3,35 milhões de euros para a dona da SIC.

A Páginas Civilizadas é uma empresa detida pelo Grupo Bel, de Marco Galinha, que em 2020 assumiu o controlo da Global Notícias, a empresa que detém o Diário de Notícias, a TSF e outros meios de comunicação social.

A Impresa vendeu 33,33% da Vasp – Distribuidora de Publicações por 2,1 milhões de euros e alienou 22,35% do capital da Lusa – Agência de Notícias de Portugal por 1,25 milhões de euros.

Esta operação avalia a distribuidora de jornais em 6,36 milhões de euros e a agência de notícias em 5,6 milhões de euros.

A venda da posição na Vasp está dependente de uma auditoria contabilística e financeira, ao não exercício do direito de preferência por parte dos acionistas da Vasp, ao consentimento da Vasp e à não oposição à transação por parte da Autoridade da Concorrência.

A alienação da posição na Lusa depende da finalização de uma auditoria contabilística e financeira e da não oposição à transação por parte da Autoridade da Concorrência (ou confirmação de que a notificação à Autoridade da Concorrência não é necessária).

Além da Impresa, a Lusa é detida em 50,14% pelo Estado português, com a Global Media Group, da qual Mário Galinha também é acionista, com 23,36%.

A NP – Notícias de Portugal detém 2,72% da Lusa, o Público 1,38%, a RTP 0,03%, O Primeiro de Janeiro 0,01% e a Empresa do Diário do Minho 0,01%.

(Nuno Carregueiro – “Jornal de Negócios” 04 janeiro 2021)

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.