Morreu Helena Marques

20 de Outubro de 2020

A escritora e jornalista Helena Marques morreu na segunda-feira à noite, em Lisboa, aos 85 anos. Era sócia do Clube de Jornalistas e foi distinguida com o Prémio Gazeta de Mérito em 2013.

» As muitas ilhas de Helena (Catarina Pires)

De origem madeirense, Helena Marques nasceu em Carcavelos, em 1935, tendo dedicado a vida profissional ao jornalismo e à escrita.

Iniciou a carreira jornalística em 1956 no “Diário de Notícias do Funchal”, tendo integrado, depois, as redacções de “A Capital”, “República” e “A Luta”, de que foi cofundadora.

Entrou em 1978 para o “Diário de Notícias”, onde se tornou a primeira mulher subchefe de redacção e depois directora-adjunta.

Publicou romances e livros de contos e recebeu vários prémios literários ao longo da vida, nomeadamente o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores.

Viúva do jornalista Rui Camacho, era mãe do editor Francisco Camacho, do grupo Leya, do jornalista Pedro Camacho, ex-director de Informação e actual director de Inovação e Novos Projectos da agência Lusa, e do antigo jornalista Paulo Camacho.