Home » Notícias

Morreu Luis Filipe Costa

21 de Julho de 2020


O jornalista, escritor e realizador Luis Filipe Costa, 84 anos, morreu hoje em Lisboa. Recebeu vários prémios pela sua actividade na televisão e no cinema, mas ficará na história da comunicação em Portugal pela revolução que operou, na década de 60, na linguagem do jornalismo radiofónico. O corpo vai estar em câmara ardente nas instalações da SPA, na Rua Gonçalves Crespo nº 62, a partir das 17 horas de 4ª feira. Só poderão entrar 15 pessoas de cada vez, com máscara. O corpo sairá para cremação na 5ª feira, pelas 15 horas, para o Alto S. João. Também no cemitério haverá restrições à entrada (só 20 pessoas),

Luís Filipe Costa nasceu a 18 de Março de 1936 em Lisboa.

Trocou o curso da Faculdade de Economia por uma carreira profissional na rádio. Dirigiu o Serviço de Noticiários do Rádio Clube Português (RCP) que, na década de 60, revolucionou o jornalismo radiofónico em Portugal.

“Durante mais de 15 anos, inova, troca as voltas à censura, dá identidade a um jornalismo até aí praticamente inexistente”, escreveu Cesário Borga num artigo sobre Costa quando ele recebeu o Prémio Gazeta de Mérito, em 2017. 

Recebeu o Prémio da Casa da Imprensa para o melhor radialista em 1966 e 1974.

Participou voluntariamente no 25 de Abril lendo, ao microfone do RCP, os comunicados do Movimento das Forças Armadas.

Depois do 25 de Abril, transferiu a sua actividade para a RTP onde realizou filmes de ficção, documentários e peças de teatro. O filme Morte d’Homem recebeu em 1988 o Grande Prémio do Festival de Cinema para Televisão de Chianchino (Itália) e o 2.º Prémio do Festival Internacional de Cinema da Figueira da Foz.

A série documental Há só uma Terra, que introduziu o tema da ecologia na programação da televisão portuguesa, foi distinguida com o Prémio da Crítica do Diário de Lisboa.

Foi autor dos romances A Borboleta na Gaiola e Agora e na Hora da sua Morte.

» Documento sonoro da RTP sobre Luis Filipe Costa

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.