Home » Notícias

Google vai passar a pagar por conteúdos de alguns media

26 de Junho de 2020


A Google anunciou que passará a pagar a alguns media para partilhar os seus conteúdos nos serviços “News” e “Discover”, uma medida que a indústria jornalística exigia há anos.

Numa publicação no blogue oficial da empresa, o vice-presidente para a gestão de produtos da “News”, Brad Bender, explicou que o programa será lançado “ainda este ano” e envolverá inicialmente os Diários Associados do Brasil, o grupo alemão Der Spiegel e o Solstice Media da Austrália, seguindo-se posteriormente publicações em outras partes do mundo.

De acordo com Bender, a ideia é ajudar os media a “rentabilizar os seus conteúdos através de uma experiência enriquecida de contar notícias que permita às pessoas mergulharem em histórias complexas, serem informadas e expostas a um mundo de diferentes questões e interesses”.

A empresa disse que, “sempre que possível”, se oferecerá para pagar aos meios de comunicação por conteúdos que normalmente só estão acessíveis por assinatura, para que as pessoas os possam visitar gratuitamente através dos portais Google.

“Isto permitirá às empresas editoriais aumentar o seu público leitor e criar uma oportunidade para as pessoas lerem conteúdos que normalmente não veriam”, adianta a empresa.

Durante anos, os meios de comunicação social de todo o mundo têm exigido que os governos e o poder judicial nos respetivos países forcem a empresa de motores de busca a compensá-los financeiramente pela partilha do seu conteúdo, algo a que até agora a Google sempre resistiu.

(Agência Lusa/ “Correio da Manhã)

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.