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EUA: Golpe profundo no jornalismo «on line»

4 de Março de 2011


Apenas seis meses após ser lançado com uma rede de mais de cem blogueiros e foco na apuração de notícias por meio das redes sociais, o site de jornalismo hiperlocal TBD.com está reorganizando sua equipe e mudando sua orientação, de política para entretenimento e comportamento, segundo o jornal Washington Post. A WJLA TV está assumindo o site.

Embora o tráfego do TBD.com estivesse aumentando – foram registrados 1,5 milhão de visitantes únicos em janeiro, contra 715 mil em novembro -, com o faturamento as coisas eram diferentes, acrescentou o Post, embora detalhes não estejam disponíveis. Além disso, conflitos internos também tiveram seu papel.

Com as mudanças, apenas oito repórteres e editores (menos da metade da equipe) terão seus empregos mantidos. O trabalho deles será complementado pelo de profissionais da WJLA-TV, afiliada da ABC em Washington, e do NewsChannel 8 – cujos funcionários contribuirão tanto para o TBD, como para o WJLA.com, que deverá ser relançado em breve. O site havia sido encerrado após o lançamento do TBD, de acordo com o Politico.

Enquanto jornalistas da mídia impressa têm migrado para veículos online, o reposicionamento do TBD como site de entretenimento ressalta as dificuldades e a imprevisibilidade do futuro do jornalismo na internet. O Poynter.org conversou com ex-profissionais do TBD sobre a vida curta do site e as lições que se pode tirar disso.

Em outro texto no Poynter, Rick Edmonds volta no tempo e analisa o que deu errado, destacando seis lições sobre negócios que devem ser aprendidas com o fim do site.

Ao mesmo tempo em que se especula sobre o potencial dos sites de jornalismo hiperlocal como substitutos dos jornais impressos, as mudanças no TBD confirmam a alta “taxa de mortalidade” desse tipo de site.

Ainda assim, o CEO da Journal Register Co., John Paton, repreendeu a Allbritton Communications por desisitir do TBD tão rapidamente, argumentando, em seu blog, que, se TBD tivesse tido mais apoio e tempo, poderia ser um sucesso.

Patton concluiu: “A Allbritton Communications pode fazer o que quiser com seu dinheiro – Deus abençoe a América –, mas não pode fingir ter seriamente investido no negócio do jornalismo hiperlocal após uma experiência de seis meses que parou no meio do caminho. E não pode se esconder atrás de pessoa como Edmonds. O jornalismo local e a equipe do TBD merecem mais. Assim como os americanos, que confiam em seus provedores comunitários de notícias”.

Knight Center – 2 Mar 2011

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