EUA: Sitios de jornalismo sem fins lucrativos recorrem à publicidade

10 de Janeiro de 2011

O ProPublica, site de jornalismo investigativo sem fins lucrativos com sede em Nova York, começou a publicar anúncios publicitários, informou o Laboratório Nieman de Jornalismo, da Universidade de Harvard. O ProPublica entra, assim, para a lista de sites de jornalismo sem fins lucrativos, como o Texas Tribune e o Voice of San Diego, que complementam suas receitas com publicidade, acrescentou o Laboratório Nieman de Jornalismo.

Além da publicidade no site, é provável que os anúncios logo comecem a aparecer também nos e-mails do ProPublica e em seu aplicativo para o iPad, afirmou o diretor-geral, Richard Tofel. “Estamos fazendo isso pela razão de sempre: arrecadar recursos para financiar nossas operações, promovendo o que as pessoas chamam de ‘sustentabilidade’ no universo das organizações sem fins lucrativos”, disse Tofel.

A maior parte dos recursos que financiam o jornalismo sem fins lucrativos vem de doações. Outro site do tipo, o St. Louis Beacon, anunciou recentemente ter recebido US $1,25 milhão da Fundação Danforth, com sede em St. Louis, segundo o Poynter.

“A doação nos permitirá fortalecer todas as facetas de nosso trabalho: jornalismo, tecnologia, eventos ao vivo e parcerias”, disse a editora do Beacon, Margaret Wolf Freivogel. “No processo, vamos construir um modelo de negócio sustentável, essencial para a reinvenção do jornalismo como recurso vital na sociedade”.

Robert McClure, do msnbc.com, escreveu que os sites de jornalismo sem fins lucrativos estão transformando o “ecossistema de notícias”. O jornalismo sem fins lucrativos, argumenta, se esforça para “preservar e modernizar o sistema que permitiu aos jornalistas trazer à luz coisas que muitos no governo e no setor privado teriam preferido manter em segredo”.

(Summer Harlow/AP – Centro Knight)