Home » Opinião

Lições da crise americana: jornais minguam ou desaparecem, mas novos modelos tentam salvar o jornalismo

19 de Julho de 2019


Como pioneiro do jornalismo online, eu tenho me espantado com as críticas dos últimos anos ao fato de os jornais terem oferecido gratuitamente seu conteúdo online nos primeiros anos da internet. Falam como se todos os da minha geração fôssemos uns idiotas que não tivessem pensado em cobrar. É bom lembrar que isso não é certo. Houve inúmeras tentativas de cobrança no acesso ao conteúdo e praticamente todas fracassaram. No caso dos jornais americanos, a mais expressiva exceção foi o Wall Street Journal. Nos últimos anos, o extraordinário sucesso do New York Times primeiro e, posteriormente, do Washington Post com assinaturas digitais criou um novo entusiasmo com os paywalls. É como se tivessem descoberto a solução para o problema dos jornais. Os paywalls não são “a solução”. Não são uma panaceia. Em muitos casos, podem ser parte da solução. (Rosental Calmon Alves)

Ler mais…

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.