Home » Notícias

“Fake news” à portuguesa

9 de Julho de 2017


Um grupo de adeptos do Sporting resolveu testar a credulidade dos media e pôs a correr no Twitter uma notícia falsa sobre um alegado interesse do clube russo Rubin Kazan no jogador do SCP Alan Ruiz.
Horas depois, a brincadeira foi noticiada como facto confirmado na TVI24 e em sites de desporto.
Nem o facto de ser mencionada uma tal Napachacha Seelevava como dirigente do Rubin Kazan fez pestanejar os responsáveis pela “certificação” da pseudo notícia.
É, apenas, um exemplo mais de leviandade dos media e de uma preocupante falta de profissionalismo.

http://www.tvi24.iol.pt/videos/desporto/proposta-russa-por-alan-ruiz-vai-chegar-a-alvalade/595d201c0cf2a0720c46d530

http://www.desportoaominuto.pt/rubin-kazan-tenta-convencer-maxi-alan-ruiz-tambem-na-orbita-russa/

https://bancada.pt/futebol/ rumores/rubin-kazan- interessado-em-levar-maxi- pereira-e-alan-ruiz

Imprima esta página Imprima esta página

1 Comentário »

  • Antonio Tadeia said:

    Há uma nuance. O Bancada publicou a notícia na secção “Rumores”, que é uma secção inspirada no que fazem os jornais britânicos (o “Tales of the Tabs” do Observer, por exemplo) e não só está bem claro no estatuto editorial que não é informação garantida como cita a fonte, no caso o ZeroZero. Portanto, das duas uma: ou alargaram a leviandade e a preocupante falta de profissionalismo ao Guardian e ao Observer ou tiram o Bancada das vossas conclusões. Porque somos pequeninos, mas não somos levianos nem mais profissionais.

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.