Home » Notícias

A crise das funções do Estado no “Monde Diplomatique” de Outubro

13 de Outubro de 2014


A edição portuguesa do “Monde Diplomatique” inclui, este mês, várias análises da situação nacional focadas na crise das funções do Estado, de que se destaca um artigo de Fernando Marques sobre a revisão do salário mínimo nacional e seus impactos, em particular na segurança social. O poder as ideias conservadoras, e das suas instituições, é tratado por Luís Bernardo, enquanto André Barata e Roberto Merril propõem um debate sobre a pré-distribuição como mecanismo suplementar para o combate às desigualdades. Bruno Moraes Cabral actualiza a sua reflexão sobre as praxes no ensino superior e pergunta: «Depois do Meco, o tempo da praxe boa?»

No internacional, um dossiê que analisa «a nova guerra contra o terrorismo» e a Organização do Estado Islâmico (Alain Gresh), a situação na Palestina e a falência da criação de um Estado na Cisjordânia (Olivier Pironet) e as responsabilidades do Ocidente e dos seus «planos de ajustamento» no desenlace das «Primaveras árabes» (Ibrahim Warde). As manifestações em Hong Kong a favor do voto democrático (Nahan Siby), a votação à direita das camadas populares no Reino Unido (Owen Jones) e, ainda, as questões em jogo e as incertezas das eleições no Brasil (Lamia Oualalou). No plano histórico, o “MD” revisita 1993 e as origens do autoritarismo na Rússia.

Índice de artigos aqui.

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.