Home » Revista

JJ #52

4 de Fevereiro de 2013


«Os jornalistas estão sob pressão, mergulhados numa profunda crise de identidade e, tal como outras profissões intelectuais, num claro processo de proletarização» — escrevem Fernando Correia e Carla Baptista, na introdução ao tema da “JJ” 52, que está já em distribuição. Um problema que não afecta só os jornalistas e que põe em causa o direito à informação e a própria democracia. A situação é aflorada nas três entrevistas desta edição, com os jornalistas Baptista-Bastos e Paulo Moura e o ex-professor brasileiro Muniz Sodré, mas qualquer deles fala sobre muitas outras coisas que os leitores da “JJ” não quererão perder. Uma chamada de atenção, ainda, para o notável estudo de Álvaro Costa de Matos sobre a obra humorística de Rafael Bordalo Pinheiro, cuja actualidade chega a ser surpreendente.

Imprima esta página Imprima esta página

1 Comentário »

  • Maria Dulce Varela said:

    A situação com que, hoje em dia, os jornalistas são confrontados, a vários níveis, é insustentável. Por isso concordo com o Fernando Correia, a Carla Baptista, ao introduzir o tema e, como não podia deixar der, com o Baptista Bastos. O direito à informação, algo que deveria ser sagrado para a classe, não é respeitado pelo poder e, lamentavelmente, por alguns membros desta classe. A profissão precisa ser enobrecida, a classe precisa de se unir, debater soluções.

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.