Home » Headline

Novo relatório da UNESCO defende o jornalismo como um bem público

5 de Abril de 2022


Enquanto a indústria dos media continua a enfrentar uma infinidade de ameaças, a UNESCO pede aos governos que tomem medidas para garantir que o jornalismo continue a funcionar como um bem público.

No relatório Tendências Mundiais em Matérias de Liberdade de Expressão e Desenvolvimento da Comunicação Social, a UNESCO analisa, no período de 2016 a 2021, a tendência de queda da liberdade de imprensa, políticas recém-implementadas que restringem a liberdade de expressão online e a ameaça que as plataformas de redes sociais representam para o modelo de negócio dos media, ao mesmo tempo que dá ênfase especial à compreensão do papel do jornalismo como um bem público.

De acordo com o relatório, Google e Meta (anteriormente Facebook) actualmente absorvem cerca de metade de todos os gastos globais com publicidade digital, enquanto a receita com publicidade em jornais caiu pela metade nos últimos cinco anos.

O declínio na receita publicitária da indústria de notícias foi exacerbado pela pandemia do COVID-19, que trouxe perdas de empregos, fecho de redações, bem como uma enxurrada de informações imprecisas, não confiáveis e enganosas, propagadas principalmente nas redes sociais.

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.