Home » Headline

Repórteres Sem Fronteiras vão abrir na Ucrânia um Centro de Liberdade de Imprensa

4 de Março de 2022


Os Repórteres Sem Fronteiras (RSF) vão abrir nos próximos dias um espaço de trabalho na Ucrânia, na cidade de Lviv, para apoiar jornalistas em risco. O Centro para a Liberdade de Imprensa, hoje anunciado, pretende ser um ponto de distribuição de equipamentos de proteção para jornalistas, em particular coletes à prova de bala e capacetes, que estão em falta, prestando também assistência financeira ou psicológica aos profissionais que se encontram a cobrir a guerra em curso na Ucrânia.

Com sede em Lviv, no oeste do país, o centro vai instalar-se onde foi criado o Lviv International  Media Center, por iniciativa do autarca daquela cidade. Jornalistas estrangeiros vão poder trabalhar ali das 8h às 20h, com ligação assegurada à Internet, capacidade de transmissão ao vivo e abrigo em caso de ataque. O Centro criado pelos Repórteres Sem Fronteiras será gerido em parceria com o Institute for Mass Communication (IMI), organização parceira da RSF na Ucrânia desde 2014.

Os RSF também vão ali implantar a sua tecnologia Collateral Freedom, apoiando os media independentes ucranianos censurados, para contornar o bloqueio da Internet através de sites “espelho” criados em servidores internacionais.

“ Os jornalistas na Ucrânia têm estado a trabalhar em condições extremamente perigosas”, disse a diretora do IMI, Oksana Romaniuk. “A coragem deles permite-nos conhecer a realidade da agressão russa na Ucrânia. O seu trabalho protege o direito à informação e ajuda a combater notícias falsas.”

“Desde o primeiro dia, os RSF têm estado ao lado dos jornalistas ucranianos e repórteres internacionais em perigo”, explica Christophe Deloire, secretário-geral dos RSF. “As necessidades são imensas e incluem kits de primeiros socorros, ajuda humanitária, equipamentos de proteção, financiamento…”, diz, apelando aos doadores internacionais e meios de comunicação que possam colaborar para contactarem os RSF, que canalizarão esses apoios para o Centro para a Liberdade de Imprensa em Lviv.

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.