Home » Torre dos Tombos

Um tombo de 50 mil anos !

3 de Julho de 2020


No rol dos defeitos dos jornalistas é apontada a dificuldade proverbial com a matemática e os números. Uma jornalista da TSF acaba de contribuir para essa imagem, ao cometer um erro de cálculo com um desvio de… 50 mil anos.
No texto de apresentação de uma conversa com Fernando Alves, a propósito do seu início de carreira, há 50 anos, a jornalista decidiu usar uma imagem mais impressiva e converteu os anos em dias. «Até hoje, são 18.262.500 dias» escreveu, situando na pré-história os primeiros passos de Fernando Alves na rádio. Aí para os tempos do microfone lascado… (JAG)

Todos cometemos erros, embora uns mais do que outros e nem sempre os mesmos erros. Mas uma diferença de 50 mil anos deveria dar nas vistas. E a verdade é que dois dias depois ainda não houve vista que lhe caisse em cima.
Colado ao comboio numérico dos 18 milhões surge outro erro: “à acreditar”. A acreditar na gramática, o ‘a’ não tem acento.
Porque não há dois sem três e só porque está na mesma frase, registo que não é correcto dizer «tantos números quantas as letras do nome Fernando». Em rigor, deverá dizer-se algarismos (ou dígitos) em vez de números, por serem conceitos matemáticos diferentes.

João Alferes Gonçalves

Imprima esta página Imprima esta página

1 Comentário »

  • J.-M. Nobre-Correia said:

    João Alferes Gonçalves em grande forma ! E sempre formidavelmente exigente em matéria de rigor !…

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.