Home » CJ TV, Headline

CJ na TV: “Garajau”, o jornal sério e cruel que Jardim não suporta

14 de Dezembro de 2009

Quarta, 16, na RTP2, às 23 e 30

O “Clube de Jornalistas” vai analisar esta semana um jornal praticamente desconhecido no Continente, mas que é famoso e temido na Madeira, apesar da sua escassa tiragem. O “Garajau”, que se auto-define como “sério e cruel”, mostra ter fontes credíveis e tem vindo a denunciar, sem dó nem piedade, mas com muito sarcasmo, numerosas ilegalidades e, sobretudo, uma boa parte dos casos de corrupção, enriquecimento fácil e compadrio existente na Madeira. Em estúdio, teremos os jornalistas Gil Canha, primeiro director do Garajau, Graça Rosendo, do semanário “Sol” e conhecedora da realidade insular, e Miguel Carvalho, repórter da “Visão”. O moderador é Ribeiro Cardoso.

(Nota: Por decisão da RTP, este é o último programa “Clube de Jornalistas”)

Tema: “Garajau”, o jornal sério e cruel que Jardim não suporta

O “Clube de Jornalistas” vai analisar esta semana um jornal praticamente desconhecido no Continente, mas que é famoso e temido na Madeira, apesar da sua escassa tiragem.

Tem seis anos de vida, chama-se “Garajau” – nome de uma ave local – e costuma descer em voo picado até às entranhas do jardinismo, provocando no senhor da ilha e seus apaniguados uma irritação sem limites.

O jornal, que se auto-define como “sério e cruel”, mostra ter fontes credíveis e tem vindo a denunciar, sem dó nem piedade, mas com muito sarcasmo, numerosas ilegalidades e, sobretudo, uma boa parte dos casos de corrupção, enriquecimento fácil e compadrio existente na Madeira.

Acresce ainda uma originalidade: que se saiba, é o único jornal cujo director é igualmente o ardina de serviço.

Nos últimos tempos o “Garajau” e o PND – Partido da Nova Democracia deram as mãos e tornaram-se unha com carne no combate ao jardinismo. As armas são unicamente a imaginação, o sarcasmo, a ironia, o non-sense, o rídiculo, o grotesco. E Alberto João, a quem não levam a sério, sente-se desarmado e perde as estribeiras.

Para analisar e discutir o Garajau e saber o que significa esta publicação no âmbito da comunicação social na Madeira , temos em estúdio

– Gil Canha, jornalista, empresário e ambientalista, que foi o primeiro director do Garajau e um dos seus dois fundadores
– Graça Rosendo, jornalista do semanário “Sol” que conhece por dentro a realidade insular
– e Miguel Carvalho, repórter da Visão, que por várias vezes se deslocou em serviço ao reino de Jardim.

O moderador é Ribeiro Cardoso.

Comentários desactivados. Futuramente disponível para utilizadores registados