Home » Informação adicional

Intervenção de Miguel Carvalho na entrega dos Prémios Gazeta 2009

17 de Novembro de 2010


“Exmo. Sr. Presidente da República
Exma Sra Dra Maria Cavaco Silva
Exmos administradores da Caixa Geral de Depósitos
Caros camaradas de ofício
Minhas senhoras e meus senhores

Queria, antes de mais, fazer alguns agradecimentos:

– Em primeiro lugar, à minha família e amigos que me incentivam e estão do meu lado em todos os momentos.
– Agradecer, depois, a todos os camaradas que, nas redacções do Diário de Notícias, do Independente e da VISÃO fizeram de mim, ao longo de 20 anos, aquilo que sou hoje. Cito dois deles – Alfredo Mendes e Pinto de Carvalho – por representarem o que há de mais decente, valioso e íntegro neste ofício. Só um conceito merceeiro da gestão do negócio jornalístico fazm que estes dois profissionais de excelência estejam hoje fora da profissão.
– Um abraço e um agradecimento muito especial aos camaradas da VISÃO, dos gráficos à direcção, que têm emprestado a sua dedicação, talento e arte a um jornalismo que recusa ser engolido pelas vertigens da moda e por este ar rarefeito que respiramos. Neste particular, gostaria de lembrar, aqui e agora, o nome de Cáceres Monteiro, um dos fundadores da VISÃO, a quem devo a minha entrada na revista. Através do seu nome e da sua memória, quero homenagear todos os que partilham esta aventura da escrita.
– Uma palavra, ainda, para a redacção do Porto da VISÃO, onde fisicamente trabalho. Uma redacção que, apesar de pagar literalmente o preço de estar localizada na parte do País que, por vezes, até parece que não vem no mapa, continua a honrar o jornalismo, a cidade e a região em que se insere.

Gostaria ainda de felicitar os outros premiados:
– O Repórter do Marão, na pessoa do seu director, por conseguir provar que é possível um jornalismo de proximidade, digno e de qualidade, sem prostituir valores. O Repórter do Marão é o exemplo de que, numa região esquecida, é possível fazer um jornalismo que serve as populações sem deixar de ser um sucesso comercial.
– Ao João Paulo Guerra, uma das minhas grandes referências profissionais e uma das pessoas que influenciou, sem o saber, a minha vontade de ser jornalista. Estar hoje aqui a receber um prémio ao lado dele é, para mim, algo além dos sonhos.

É uma honra receber esta distinção da parte de um júri do qual fazem parte pessoas que fui admirando à distância e que hoje, fnalmente, pude conhecer.
Mas, acima de tudo, entendo este prémio como uma homenagem à Imprensa escrita e a todos aqueles que, de Norte a Sul, por vezes enfrentando a mais ignóbil falta de escrúpulos e de meios, se recusam a escrever sem sombra de paixão.
Quero, de resto, dedicar este Prémio Gazeta a todos os camaradas de profissão que, mesmo perante os ventos do avesso, continuam firmes na defesa de um jornalismo com memória, identidade e responsabilidade.

Os tempos não estão fáceis também para nós, jornalistas.
Há quem, sem qualquer ligação ao meio e a esta nobre profissão, pretenda impor-nos um jornalismo low-cost, padronizado, feito de Portugal sentado e idolatrias do óbvio, montado, cada vez mais, numa desumanização galopante.

Mas a defesa do jornalismo, a sua independência e responsabilidade, não é um problema de jornalistas. É um problema de cidadania. E deveria ser uma causa de todos nós. A dignificação do jornalismo e dos seus profissionais é uma garantida de sociedades mais fortes, exigentes e pluralistas.

Um jornalismo mercantil, fragilizado, precário e acessório, ao sabor de imediatismos e de modas é um risco tremendo para a democracia e as liberdades.

Eu sei que o jornalista não pode mudar o mundo.
Mas continuo a pensar que é nosso dever tentar exercer a profissão como se isso fosse possível.
E para isso não basta ser livre. É preciso ter coragem.
Se não cuidarmos do que lemos, do que escrevemos e do que transmitimos, estaremos a contribuir para que se cumpra, sem volta atrás, uma velha sentença do escritor Mário de Carvalho: «Um jornalismo cão há-de merecer um mundo cão».“

Lisboa, 15 de Novembro de 2010

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.