Home » Informação adicional

» Leitura adicional (um comentário ao texto de Agostinho Lopes)

31 de Julho de 2018


Em Fevereiro deste ano rebentou uma “bomba” na Imprensa Inglesa: Jeremy Corbyn tinha sido espião ao serviço da União Soviética !
A denuncia partia de um antigo membro dos Serviços Secretos da Checo-Eslováquia, um tal Jan Sarkocy, que alegadamente tinha servido em 1980 na Embaixada do seu país em Londres sob o disfarce de ser diplomata e que nessa altura teria recrutado Corbyn para, a troco de dinheiro, espiar a favor dos comunistas, com o nome de código de “Cob” !
O Daily Mail noticiava a 16 de Fevereiro a toda a largura da primeira página :
CORBYN “O COLABORADOR”: UM ESPIÂO COMUNISTA CHECO RECRUTOU O LÍDER DO PARTIDO TRABALHISTA DURANTE A GUERRA FRIA PARA CRIAR UMA REDE DE COLABORADORES AO SERVIÇO DA UNIÃO SOVIÉTICA !
A “noticia” foi publicada com o mesmo destaque no Daily Express, no Daily Telegraph, no The Sun e mesmo, sem surpresa para quem está na politica Britânica, pelo The Guardian.
O Express, que compete diariamente com o Daily Mail pelo lugar do Diário mais porco que se publica na Grã-Bretanha, transcrevia mesmo declarações do suposto espião Sarkocy: “ A nossa colaboração,(com Corbyn), era consensual: Ele recebia dinheiro pago por nós e a informação que produzia era partilhada com os Russos que controlavam tudo”. E adiantava as datas em que se tinham encontrado.
Estes Jornais, que no mínimo se podem classificar como sendo de Direita, representam 85% da Imprensa escrita Britânica e são propriedade de apenas cinco bilionários, entre os quais Lord Rothermere, que vive exilado em França, (Daily Mail), Rupert Murdoch, de nacionalidade Americana e que vive nos Estados Unidos, (The Sun e The Times) e os Irmãos Barclay, que vivem como senhores feudais na Ilha de Sark junto à costa Francesa, (The Daily Telegraph). A estes pode-se juntar o London Evening Standard, (800.000 exemplares diários), e cujo Editor-Chefe é George Osborne, que foi até há pouco tempo Chanceler do Tesouro no Governo Conservador de David Cameron.

Mas as coisas não se ficaram por aqui : A Primeira-Ministra levantou mesmo o caso em pleno Parlamento instando o Líder da Oposição a “confessar a verdade”.

Mas em breve o “balão” esvaziou-se: O espião checo era afinal um mitómano e nada do que dizia tinha credibilidade, incluindo os supostos encontros com Corbyn que não poderiam ter acontecido nas datas mencionadas. Os responsáveis pelos Serviços de Informação Checos esclareceram que não havia nos seus registos quaisquer referencia a Corbyn ter sido recrutado com espião. O mesmo disseram os Alemães que também não encontraram nos registos da STASI o nome de Jeremy.

Resta a lição de em como a falta de escrúpulos pode ir: Aqui, ou em Portugal.

(1) Declaração de interesses, (Uma só vez) : Tenho de admitir que sou militante Trabalhista e que quanto à Anglofilia como Britânico cometo também esse pecado.

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.