Home » Headline

O conceito de ‘Spin Doctoring’: tecer a rede na era da informação

29 de Março de 2017


O conceito de spindoctor foi cunhado em 1984 pelo “New York Times”, na sequência de um debate eleitoral  entre Ronald Reagan y Walter Mondale. Em linhas gerais, esta actividade consiste em fazer girar uma notícia até à perspectiva mais favorável. No artigo que aqui reproduzimos, a investigadora espanhola Maria de los Reyes Cala Siria defende uma concepção baseada em tecer a rede aos jornalistas de forma subtil e continuada, sem utilizar elementos imperativos. Aproveitamos a oportunidade para disponibilizar outro texto de Reyes Cala Siria na mesma área.

» O conceito de ‘Spin Doctoring’: tecer a rede na era da informação (pdf)

» A persuasão no discurso político — Aproximação às estratégias de comunicação dos partidos espanhóis, desde as eleições europeias até às eleições andaluzas (pdf)

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.