- Clube de Jornalistas - https://www.clubedejornalistas.pt -

Divergente lança recolha de fundos para terminar documentário

A investigação “Por ti, Portugal, eu juro!”, publicada na Divergente [1], vai dar origem a um documentário. Este trabalho, distinguido com sete prémios de jornalismo – entre eles o Prémio Vicente Jorge Silva [2], atribuído pela Imprensa Nacional Casa da Moeda em parceria com o Clube de Jornalistas –, tem estreia televisiva garantida num dos canais da RTP, a partir de outubro de 2024. Entre o final de 2023 e setembro de 2024, o filme tentará marcar presença em festivais de cinema documental em todo o mundo.

Para a concretização deste filme (montagem e pós-produção) são necessários cerca de 90 mil euros, segundo a Divergente, que fez várias candidaturas para o tornar possível. Neste momento, com as parcerias e apoios que reuniram, faltam apenas cerca de 5.000 euros para cobrir os custos, pelo que a revista lançou uma campanha de crowdfunding na plataforma PPL [3].

O argumento e realização do documentário estão a cargo de Sofia da Palma Rodrigues e Diogo Cardoso, os jornalistas que assinaram a reportagem multimédia e se dedicaram a estudar o tema nos últimos anos.

Depois de publicada no site da Divergente, a investigação “Por ti, Portugal, eu juro!” conquistou sete prémios de jornalismo em Portugal e no estrangeiro: Prix Europa [4] (melhor projecto online europeu do ano), Online Journalism Award (prémio de excelência e inovação em narrativa digital, atribuído pela Online News Association), Prémio Literário Orlando Gonçalves, Prémio AMI – Jornalismo contra a Indiferença, Prémio Vicente Jorge Silva [2], Prémio de Jornalismo Direitos Humanos & Integração e o Prémio Obciber (melhor reportagem multimédia).